Baby Beach e Rodgers Beach

baby beach

É azul ou verde?

Baby Beach e Rodgers Beach são duas praias que ficam ao lado da refineria Valero, em San Nicolas. Nos anos 30 do século XX, elas ficavam dentro de um condomínio fechado onde moravam altos funcionários dessa empresa. E os moradores desse condomínio resolveram fechar uma parte da praia com concreto e pedras para que ela ficasse mais protegida da forte correnteza daquela zona. Com o tempo, essa enseada foi enchendo com areia, o que deixou o mar bem rasinho dentro dela e recifes se formaram fechando a enseada ainda mais. E assim, com a colaboração dos homens e da natureza nasceu Baby Beach, uma das praias mais famosas de Aruba.


Como chegar

Você pode ir de carro alugado, de táxi (sai bem mais caro que alugar carro por um dia) ou contratar transporte com alguma operadora (alguns tours pela ilha terminam lá e permitem 1h ou 2h para entrar na água). Se você for dirigindo, a primeira sugestão que eu faço é não tomar o caminho do litoral, principalmente se for durante a semana. Nos dias de semana, o trânsito pára no trecho que passa pelo centro e você pode demorar quase meia hora entre o porto e a marina (1 km). Por isso, o caminho que nós costumamos fazer entre a área dos hotéis e San Nicolas é o que começa na rotatória que está ao lado do Pizza Hut. Se você quiser ter uma experiência local mais completa, aproveite e dê uma paradinha na padaria Bright Bakery, que é a maior padaria de Aruba, além de ser a do meu bairro :-). Lá tem os melhores salgadinhos da ilha: não deixe de experimentar um dos sabores de pastechi (uma espécie de pastel com massa mais grossa), ou escolher entre croquetes, chesse balls ou mini-pizzas. Você vai estar pagando um preço local, em florins, em vez de pagar os preços típicos de lugares turísticos.

Quando você chega a San Nicolas, praticamente não existe sinalização para chegar às praias e a maioria dos turistas que aluga carro comenta que se perde neste trecho. Para que isso não aconteça, vocês tem duas opções: se usarem celular com internet, podem abrir esse mapa no caminho ou imprimir antes de ir e economizar o roaming.

View Mapa para Baby Beach in a larger map


Baby Beach


Eu acho melhor começar dizendo que existe uma refinaria bem à vista no lado direito da praia. E digo isso porque, depois de ler grande parte dos comentários do tripavisor sobre a praia, eu notei que o grande motivo pelo qual algumas pessoas se decepcionam com ela é porque existe a visão da refinaria com suas chaminés num lugar que deveria ser paradisíaco. Então para que fique bem claro, a não ser que você se posicione estrategicamente de costas para a refinaria, a sua visão à direita vai ser esta.

Vista da refinaria em Baby Beach

Dito isso, vamos à praia. Eu estou adorando fazer mapas personalizados no Google Maps, acho que fica bem mais fácil e explicativo. Por isso, se você estiver planejando uma visita a Baby Beach e Rodgers Beach, clique no link para ver o mapa em tamanho grande porque tem algumas coisas que eu marquei que não aparecem na imagem abaixo.


View Baby Beach in a larger map 

No canto superior esquerdo do mapa, existe um pin vermelho marcando Rodgers Beach e toda a enseada que se vê desde cima é Baby Beach. Você vai chegar pela esquerda do mapa e logo na chegada existe um estacionamento grande, passe reto por ele e siga adiante para o 2º estacionamento. O trecho da praia na frente deste estacionamento é bem melhor que o trecho da esquerda que se vê no mapa. O motivo: o trecho da esquerda é bem pedregoso, como dá para ver pela imagem do satélite e também tem mais correnteza.

Estacionamento em Baby Beach

Estrutura de Baby Beach – Sombra

Na praia existem várias palapas espalhadas que dão sombra. Essas palapas são públicas, o que significa que ninguém pode te cobrar nada para ficar lá e também significa que você pode ter que dividi-la com outras pessoas sem reclamar :p. Além disso existem árvores que dão bastante sombra também, mas se você chegar muito tarde, tudo vai estar tomado e só vai restar a terceira opção de sombra, que são as estruturas para duas espreguiçadeiras, alugadas a $35 mais $9 por espreguiçadeira. Essas espreguiçadeiras são para uso individual e se eles virem duas pessoas sentando-se nela, eles vem e recolhem! Já li depoimentos de turistas que surtaram por causa disso, mas não tem muito o que reclamar, porque essa regra está escrita e exposta na praia.

placa_com_regulamentos_das_cadeiras

Nós chegamos justo no momento em que uma das palapas grandes estava esvaziando. Aproveitamos, colocamos nossas coisas na mesinha de um poste e fomos para o mar. Meia hora depois já tinha dois outros grupos de turistas que estavam pendurando suas coisas nos outros postes e inclusive colocaram suas cadeiras lá embaixo. Fazer o quê? É uma estrutura de uso público…

palapa_baby_beach

Espreguiçadeiras e guardasol

O conjunto de 2 espreguiçadeiras mais guardasol custa U$ 53

sombra debaixo das árvores

Sombra grátis e natural

Estrutura de Baby Beach – comida e banheiros

Do lado ruim da praia, em direção à refinaria, existe um restaurante grande que tem ótimos banheiros, grandes e limpos. Nunca comi no restaurante, não saberia dizer se é bom nem os preços, mas já usei os banheiros (gratuitos) e recomendo. O problema é que você provavelmente vai estar do outro lado da praia e lá só existem dois barzinhos com banheiros mais simples. Não precisei entrar nos banheiros, que custam $0,50, mas tirei a foto:

banheiro Baby Beach

banheiros

Também não experimentei a comida, porque como eu disse antes, nós preferimos comprar salgadinhos na nossa padaria e levar para quando batesse a fome. Estes são os botecos que, além de vender comida e bebida, alugam equipamento para snorkel e espreguiçadeiras. A variedade da comida é bem pequena: cheeseburger, camarão frito, frango frito e batata frita.

barzinho

barzinho

 

Baby Beach – a praia

Baby Beach é tudo o que se espera de uma praia: areia branquinha, mar azul bebê incrivelmente transparente, limpíssimo, muito peixinhos nadando perto da orla e ainda por cima, você pode andar muitíssimos metros em direção ao mar e ainda ter água na sua cintura. Tudo isso nesse trecho que eu marquei no mapa com uma pessoa nadando. Essa parte da praia, se você visualizar um triângulo formado pela praia e pela barreira de cimento e pedras, é muito tranquila e indicada para crianças e gente que não sabe nadar. Lá é possível entrar mais de 100 m mar adentro e ainda ter água só um pouco acima da altura dos joellhos. Não é à toa que o que mais se vê são famílias com crianças.

 baby beach aruba
vista da praia

E se você gostar de caminhar, poderá ir bordeando a enseada e descobrir paisagens bem bonitas.

vista a partir da entrada da enseada

Olha as palapas e guardassóis lá longe… Foto perto da entrada da enseada

início da enseada
água transparente
paisagem surpreendente

 

Baby Beach – snorkel e condições de segurança

 

Baby Beach é considerada um dos melhores pontos de snorkel de Aruba e a razão é simples: a vida marinha é abundante e a água é rasinha e calma, o que a torna muito segura…será? Leia o início do post outra vez. A enseada de Baby Beach foi construída pelo homem, exatamente porque essa zona é uma zona de mar bravo e correnteza forte. Agora veja o mapa de Baby Beach com a vista do satélite: note como é visível a força da correnteza.

No entanto, a maioria dos turistas que faz snorkel se ilude pelo trecho piscinão e encantados pela vida marinha, se distraem e acabam arrastados para a entrada da enseada, naquele trecho onde eu pus um sinal de atenção no mapa. Uma coisa que poucos turistas sabem e nenhum site de turismo gosta de noticiar é que Baby Beach é palco de muitos afogamentos. Eu não sei qual é a estatística, mas eu diria que pelo menos 2 vezes por ano, alguém morre afogado por lá. Em todos os casos os afogados estavam praticando snorkel.

O governo pelo jeito já tomou uma atitude e agora a praia tem várias sinalizações nos trechos perigosos, além de placas advertindo os turistas a terem cuidado ao praticar snorkel perto da boca da enseada. Todo mundo que já fez snorkel sabe que debaixo d’água você perde o senso de direção e se você se distrai e vai atrás de um peixinho, pode ser arrastado pela correnteza. A distância da praia até esse trecho da entrada da enseada é considerável, assim que dá para fazer snorkel com segurança, desde que se tenha cuidado de não se afastar demais.

O outro sinal de atenção que eu pus fica nessa semi-piscina natural do lado esquerdo do mapa. Esse também é um ponto muito procurado pelos praticantes de snorkel e também tem seus perigos. Nesse trecho, a correnteza tende a puxar a pessoa para alto-mar e exige atenção.

mar bravo

Esse é o mar perto da entrada da enseada

Tomando as devidas precauções, fazer snorkel em Baby Beach é fácil, e tanto o centro de mergulho do lado direito quanto os botecos do lado esquerdo da praia alugam equipamento. Eles sempre dão a dica de levar um pedacinho de pão para atrair os peixes e se não for temporada de chuva, vai haver vida marinha em abundância.


Rodgers Beach

Ao lado de Baby Beach está Rodgers Beach, que também fica numa enseada, só que natural. A praia, eu considero a mais linda de Aruba, o que não é pouca coisa. O único detalhe é a falta de estrutura: nenhum banheiro público ou privado, nenhum bar ou vendedor ambulante, ou seja, zero possibilidade de comer ou beber por lá. Além disso, uma parte dela tem uma aparência abandonada, em ruínas mesmo. A sombra existe: 7 estruturas para sombra, mas chuveiros não vi nenhum.

Mas, melhor que falar, vou mostrar como está Rodgers Beach. Existe um pier abandonado que divide a praia em duas partes.

Assim como Baby Beach, a melhor parte da praia é a que está na direção oposta à da refinaria.

rodgers beach

palapas em Rodges Beach

Rodgers Beach Aruba

Do lado direito do píer fica a parte mais descuidada, mas mesmo assim tem gente que frequenta. 

Em resumo, Rodgers Beach é uma praia maravilhosa, mas só para passar algumas horinhas, devido à falta de estrutura. Assim que nada melhor que combinar Baby Beach e Rodgers, com direito a uma passadinha no Zeerover na volta. 😉

 

36 ideias sobre “Baby Beach e Rodgers Beach

  1. Pingback: Nossa visita ao Zeerover - Aqui em ArubaGuia de Aruba

  2. Pingback: Onde comer em Aruba | Guia de ArubaGuia de Aruba

  3. Pingback: Venda de passeios e transfer - Guia de ArubaGuia de Aruba

  4. Bel,

    Li seus posts sobre praia, mas não achei nada sobre Arashi Beach. O que acha dela? Vi que tem papalas, mas sabe se tem cadeira para alugar? Esse cooler que você disse que custam em média 100 florins, quanto seria isso em dólar? Já vi que é necessário ter um, pois as praias não possuem infra. Você disse que não tem guarda-sol, mas e cadeira? Vale a pena comprar? Nas praias sem infra o preço de espreguiçadeiras é salgado pelo que andei lendo. Sabe em média quanto custa uma dessas cadeiras mais simples de praia? Obrigada.

    • Oi Patricia, eu só fui a Arashi duas vezes. Por ter filha pequena, fica mais difícil ir para essas praias. Arashi não tem nenhuma estrutura, nem banheiro nem espreguiçadeiras para alugar. Nos fins de semana tem gente vendendo refrigerante e salgadinho de pacote, mas a praia é lo-ta-da. Durante a semana fica mais gostosa e vazia, mas a infra é zero, a parte de 4 palapas grandes públicas.
      A praia em si é lindíssima e se vc tiver equipamento de snorkel, tem muitos mas muitos peixes nadando. É daquele tipo de praia que, com a água na altura do seu peito, ainda dá para ver o dedo do pé, de tão cristalina a água. Esse cooler rígido custa uns $60, mas o que a maioria das pessoas faz é trazer aquelas sacolas térmicas, para não ter que jogar fora depois. Não sei o preço de cadeiras, eu não tenho uma.
      Eu se fosse você, em vez de gastar dinheiro comprando cadeira e cooler, eu gastaria dinheiro num tour de barco, que te leva a essas praias para mergulhar e se vc tiver fome, sede ou quiser ir ao banheiro, pode ir dentro do barco, que fica atracado. Normalmente, os tours de snorkel levam a Arashi, Boca Catalina (que só é acessível pelo mar) e Malmok.

  5. Oi bacana o seu blog, estive ai em Fev de 2012, é muito maravilhoso, alugamos um carro, é fácil chegar, claro nos perdemos, mas o pessoal ensina direitinho como chegar. Mesmo sem infraestrutura, vale muito a pena ir a Baby e Roger Beach o azul do mar é outro azul… Afff que saudade, na época eu estava grávida, agora estou esperando minha pequena completar uns 3 anos, e voltar com ela em Aruba, um sonho de lugar que inveja, já que tu moras ai hahaha. Só não invejo o pessoal do presídio, de frente para o mar aquilo é tortura… Quando voltar a Aruba vou te pedir informações atualizadas
    Um abraço
    Audrey Arriaga Signori

  6. Que Blog bacana! Muito útil mesmo! Gostaria de informações acerca de fixar residência em Aruba. Sou funcionária pública e estou prestes a me aposentar, e gostaria de alugar um imóvel na ilha para morar. Quanto tempo, não sei, quero curtir um tempo em uma ilha paradisíaca e como já estive ai e gostei, pensei que existe a possibilidade de eu morar, que seja, por um ano para fazer uma experiência. Gostaria que você me informasse qual o valor dos aluguéis para morar e o que é necessário para brasileiros permanecerem na ilha por um período de um ano ou mais. Abraços e parabéns pelo Blog!

  7. Bel, saindo dos hotéis de Palm Beach para Baby Beach, seguindo esse seu mapa que desvia o litoral, há apenas uma estrada principal ou há outras pequenas bifurcações que podem “enganar o turista”? Para não dar erro, há possibilidade de utilização de GPS? Nesse caso, o que se coloca como destino final?

    • Oi Alexandre, não tem bifurcação não. Você pode alugar um carro com GPS e usar tranquilamente. Você coloca destino final Baby Beach mesmo. 😉

  8. Pingback: Nossa visita ao Zeerover - Aqui em ArubaAqui em Aruba

  9. Oi Bel,
    Muito boa as informações das praias, que realmente são uma delícia e lindas.
    Queria saber onde fica essa padaria Bright Bakery, eu não lembro dela quando estava aí, que bairro ela fica?
    Obrigada , Abços

    • Oi Ana, ela fica no distrito de Paradera, bairro de Piedra Plat, bem no meio da ilha. Vc não consegue ver o google map que eu fiz? Qual o seu navegador?

      Um abraço.

      • Eu não tinha reparado no mapa , agora eu vi o copinho e cliquei, rss Quando eu for esse ano, vou lá conhecer. Obrigada!!

  10. Pingback: Destaques da Semana 34 | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

  11. Boa tarde, Bel.

    Parabens pelo blog, eh otimo.
    Atualizado e escrito com dedicação.

    Voce saberia informar se as opções de mergulho em Aruba são boas?
    Principalmente em relação ao acompanhamento dos profissionais de mergulho, para crianças ou pessoas que não sabem nadar bem.
    Voce tem uma ideia dos preços cobrados em mergulhos?
    Me refiro a mergulhos em baixa profundidade, mais para passeio e conhecer mesmo.

    Obrigado.

  12. Pingback: Os hotéis de Aruba | Aqui em ArubaAqui em Aruba

  13. Pingback: Novos procedimentos de segurança em Baby Beach - Aqui em Aruba

  14. Pingback: Nikky beach - praia para crianças | Aqui em ArubaAqui em Aruba

  15. Pingback: Ayo Rock Formation | Aqui em Aruba

  16. Alugamos um carro e partimos para Baby Beach com nossas toalhas e uma bolsa térmica contendo frutas do café da manhã do hotel, água da torneira, conforme vc ensinou, e biscoitos que compramos em lojinhas de conveniência…

    Realmente a barraca com espreguiçadeiras estava bem cara (45 dólares). Felizmente, conseguimos uma palapa, pois de fato a rotatividade é grande… Pessoas chegam e saem o tempo todo.

    A paisagem é lindíssima, mas algumas áreas estão totalmente abandonadas pelo poder público, com muito lixo… Que pena!

    Após esgotarmos nossas reservas de comida, fomos conferir o tal do restaurante grande. Gostamos bastante. Tem acesso para cadeirantes por uma rampa, o banheiro é limpo e tem tamanho para receber uma pessoa em cadeira de rodas.

    O cardápio tem várias opções de pratos, incluindo salada, e a comida era simples, mas bem preparada.

    Como a faixa de areia é pequena, e a areia não é fofa, pude usar minha cadeira de rodas, com meu irmão empurrando… Haja força! Mas dá pra ir até pertinho do mar. Então, ele me pegou no colo e me colocou na água.

    O mar em Baby Beach é perfeito para quem tem dificuldades de locomoção, porque não tem ondas. Adorei!

  17. Querida BEl,

    Parabens pela postagem. Adorei! Realmente tem o probelma do abandona nessas praias, mas vou te contar eu fiquei encantada com a beleza de Rodger Beach. Só lamento não ter a informação da rota antes pra conhecer a padaria, rsrsrsr. Beijo grande.
    Muita luz e amor pra ti e para os teus.

    Saudades de Aruba!

  18. Bel, vc não tem ideia da ajuda que teu blog faz para quem vai para aí.

    Mesmo depois de voltar, continuarei leitor assiduo do seu blog, tamanha informações e cultura que passa.

    Levarei os equipamentos e se tiver problema falarei que a Bel autorizou hehehe

  19. Bel, sem querer abusar, não teria como se informar se pode pescarga nas praias? Pois se não puder nem vou levar minhas coisas de pesca.

    Já passei e-mail no hotel que vou ficar e ninguém responde.

    Muito obrigado.

  20. Tudo muito, mas muito bem detalhado. Vou ser um grande freguês desta padaria em 15 dias…

    Bem carinho o aluguel das coisas hein… Em Copacabana é dez reais com tudo, até água no pé.

    Não é mais barato comprar um guarda sol em Aruba e levar toalha do hotel?

    Os isoporzinho até os americanos compram para levar cerveja, água e refri, pelo que andei lendo. Essas “térmicas” tem em supermercado para vender?

    Bel, sabe me dizer se pode pescar nas praias? Vi uma foto de um rapaz com uma vara em plena Palm Beach (foto está no Tripadvisor do hotel Westin, é a primeira foto do viajante). Se que é meio sem noção pescar no meio da praia e com gente, mas se puder iria em um cantinho mais afastado.

    http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g147249-d151983-Reviews-The_Westin_Resort_Casino_Aruba-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

    • O mais barato é ficar numa palapa ou debaixo das árvores ;-). Eu moro em Aruba e nunca comprei um guardasol, assim que eu acho que não vale a pena. Que eu saiba o hotel não deixa os hóspedes sairem com as toalhas e nunca vi toalha de hotel fora da área hoteleira, sério.

      Esses coolers são vendidos em qualquer supermercado. Na maioria deles custa uns 100 florins, mas ontem eu fiz um achado: vi por 54 florins no supermercado Certified, que fica de frente para Eagle Beach, ao lado do supermercado Kong Hing. É um supermercado medonho, não gosto de ir lá pela feiúra do lugar, mas fui porque me disseram que tem coisas muito baratas e acabei comprando o cooler.

      Boa pergunta, não tenho a menor idéia se é permitido pescar. Na dúvida, pergunte na recepção do hotel. Eles sabem com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *