Passeio de submarino em Aruba

Um dos passeios mais únicos de Aruba e daqueles que não se tem a oportunidade de fazer em outros lugares é o passeio de submarino. Para quem não mergulha, como eu, é uma oportunidade única de ver corais, navios naufragados e vários tipos de peixes. A capacidade do submarino é de 48 pessoas, mas graças ao ar condicionado potente e às escotilhas grandes, não dá uma sensação de confinamento.

Como chegar

O píer do Atlantis fica na marina do centro, em frente ao Renaissance Mall e pertinho do terminal de ônibus. Esse é um dos únicos passeios que não tem pick-up, então cada um chega por conta própria. Para quem não está com carro alugado, dá para se chegar facilmente tanto de Eagle Beach como de Palm Beach. É só pegar um ônibus que vai até o terminal de ônibus (quase todos vão para lá), andar 270m e pronto. Para quem vier de carro, tem que prestar atenção porque o estacionamento no centro é pago das 7h às 15h, de segunda a sábado. O valor é um florin por hora, exceto para a primeira meia hora que também custa um florin. É bom ir preparado com o valor certo porque as máquinas só aceitam florins e não dão troco.

mapa_submarino_aruba

O passeio

O check-in para o passeio é meia-hora antes do embarque e é feito dentro da lojinha do Atlantis, onde se recebe a pulseirinha que permite o embarque. A seguir, um membro da tripulação explica (em inglês e espanhol) o procedimento de embarque e todos têm a oportunidade de tirar uma foto antes de entrar no barco chamado SubSeeker que leva até o submarino em alto-mar. Dentro do barco, a caminho do submarino, mais explicações sobre procedimentos de segurança são dados em inglês e espanhol.

Daí chegamos ao recife de Barcadera onde está o submarino. A parte mais legal é chegar lá e vê-lo vir à tona. Todo mundo mundo enlouquece tirando fotos e fazendo vídeos!

submarino emerge

Em seguida é hora de embarcar. A entrada é feita por uma escada tipo aquelas que a gente encosta na parede, em que você tem ficar de frente para a escada para descer, então eu não recomendo para quem tem dificuldade de locomoção. Eu não imagino minha mãe, por exemplo, descendo essa escada.

entrada para o submarino

Filhota e prima animadas para o passeio

Quando a gente entra e se senta na frente da escotilha pode ver que tem uma tabelinha frente e verso mostrando os diferentes tipos de peixes que a gente vai estar vendo durante o passeio. A tabelinha é boa para ler no começo porque uma vez que o submarino vai submergindo começam a aparecer tantos tipos diferentes de peixes que não dá tempo para checar a lista

O submarino fica em cima do recife de Barcadera (Barcadera Reef), que é uma montanha de corais submersa. Como é um morrinho mesmo, o que ele faz é submergir circundando a montanha. Além de muita vida marinha existem 3 naufrágios que a gente pode ver: o Jane Sea é o primeiro a 18m, depois  gente vê o morning star a 28m e por último o Mi Dushi a 38m. A profundidade máxima que o submarino desce é 42m. Como existem assentos dos dois lados, á medida que o submarino desce, ele vai rotando para dar oportunidade dos dois lados verem os corais. No dia em que fomos o tempo estava nublado, mas mesmo assim deu para ver tudo muito bem e mesmo com mais profundidade tinha luz suficiente para ver os peixes e naufrágios. Como estamos debaixo d’água tudo fica azulado, aliás eu fiquei curiosa para saber como se fazem filmagens no mar sem que pareça azulado, acho que deve ter algum filtro especial.

Aqui embaixo dá para ver quando passamos pelo naufrágio do navio cargueiro Morning Star. Notem a riqueza de vida marinha:

O passeio em si dura 40m, que com o tempo de embarque e desembarque além do deslocamento do píer até o submarino, acaba ficando em 1:30h em total. O preço é de $105 para adultos e $79 para crianças de 4 a 12 anos. Menores de 4 anos não podem fazer o passeio. Se você quiser fazer esse ou outros passeios, mande um email para mim em info@guiadearuba.com que a gente combina o agendamento.

Para saber de outros passeios, vejam os posts já publicados aqui no blog:

Venda de passeios e transfer

Mergulho, jetlef, flyboard, hoverboard e paraquedas em Aruba

Tour de praias em português com guia brasileira

Passeio de barco com a Jolly Pirates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *