O carnaval em Aruba tem três ritmos característicos. O primeiro deles chama-se tumba e é considerado o ritmo (e dança) mais original e exclusivo das ilhas ABC. A tumba sempre é cantada em papiamento. Durante o Carnaval existem grandes festivais de tumba nas três ilhas e a competição é acirrada, assim como os ânimos dos torcedores.
Eu achei um vídeo com o ganhador do festival de tumba de Aruba do ano passado. Aqui está para que vocês vejam com é o ritmo.
O segundo ritmo do carnaval é o calypso. O calypso é um ritmo mais lento e é original da ilha de Trinidad. Ele chegou a Aruba com a imigração, principalmente em San Nicolas, que é uma cidade conhecida por abrigar muitos imigrantes de outras ilhas do Caribe e onde se fala mais inglês que o resto de Aruba, sendo essa a razão das músicas serem cantadas em inglês caribenho. As músicas do calypso costumam fazer uma crítica social ou humor. Normalmente os cantores de calypso tem apodos grandiosos que constumam incluir palavras como king, mighty ou lord.
Este é um vídeo com o cantor que mais ganhou festivais de calypso em Aruba.
O terceiro ritmo do carnaval é o carnival road march, outro ritmo originário de Trinidad e Tobago, que se espalhou para outras ilhas do Caribe. Outras ilhas além de Aruba, como Barbados, Antigua e Barbuda, também tem a road march como sua música de carnaval. Este é o ritmo mais rápido dos três.
O concurso de calypso e roardmarch tem duas outras versões: infantil e juvenil. E o festival de tumba tem uma versão infantil chamada Tumberito. Para quem pensa que o ambiente no concurso adulto é competitivo, imaginem se ainda por cima existem mães e pais corujas torcendo por sua cria. As torcidas costumam ser organizadas e uniformizadas, com adereços de balões, apitos e tudo mais.Aqui um vídeo do Tumberito do ano passado.
Não achei nenhum vídeo decente do concurso infantil ou juvenil de carnaval, os que eu vi eram tão tremidos que com certeza foram gravados por algum pai mais animadinho.
Os ritmos anteriores são os mais tradicionais do carnaval, mas como Aruba não é muito tradicional, também é possível escutar outros ritmos como a soca, uma derivação do calypso, também originária de Trinidad e Tobago.
E por últimos existem músicas com ritmos variados, com melodias fáceis e letras de duplo sentido, ou seja, dá pra relacionar com muita música no Brasil também. Aqui tem uma que foi um super sucesso do carnaval do ano passado. O nome é wak su bumper, que significa “olha o parachoque dela”. Divirtam-se com a sutileza. :p
Pingback: Cinco dicas para o fim de ano em Aruba - Guia de ArubaGuia de Aruba
Pingback: Cinco dicas para o fim de ano em Aruba - Aqui em ArubaGuia de Aruba
Estive em Aruba com a família para o Ano Novo, assistindo um canal de Aruba vi em San Nicolas um grupo tocando algo que lembrava um pouco o samba brasileiro, com quase todos os instrumentos, pensei até que pudesse ser um grupo tipo uma Escola de Samba. Vou escutar os ritmos para tentar identificar.
Um abraço
Um abraço para vc também, Walber.
Pingback: Visita real - 1º dia - Linear Park - Aqui em ArubaAqui em Aruba
Pingback: Tudo sobre o carnaval 2013 de Aruba - Aqui em ArubaAqui em Aruba
Pingback: Carubbian Festivao - uma reportagem fotográfica - Aqui em ArubaAqui em Aruba
Pingback: Os príncipes e rainhas do Carnaval | Aqui em ArubaAqui em Aruba
Pingback: Carubbian festival - a micareta arubiana | Aqui em ArubaAqui em Aruba