Táxi em Aruba – tintim por tintim

Atualizado em maio de 2017

Taxistas em geral têm má fama e costumam ser vistos por desconfiança por turistas ao redor do mundo. Mas aqui em Aruba, o turismo aqui é coisa séria e super regulamentado, se você tiver alguma reclamação a respeito dos táxis, anote a placa, o nome do taxista e providências com certeza serão tomadas. Só que não dá para reclamar sem saber o que pode e que não pode certo?

Antes de explicar como funcionam os táxis, deixa eu esclarecer que em Aruba não existe Uber, aqui é proibido o app e não existe previsão de que seja legalizado.

Pontos principais do sistema de táxi (todos os preços estão escritos em dólar americano):

  • Aqui não existe taxímetro, o preço das corridas é determinado pelo governo, que estipula as tarifas. A tabela completa pode ser vista aqui. Essa tabela foi publicada em 2009 e teoricamente perdeu a validade em 1 de setembro de 2012. Mas estamos em maio de 2017 e ela continua valendo. Quando houver uma nova, eu atualizo aqui. Exemplo de preços: aeroporto-eagle beach: $22, aeroporto-palm beach: $25.
  • Os táxis costumam ser super novos e grandes para os padrões brasileiros, normalmente são suvs ou vans. Eles não tem uma cor específica predeterminada, o que significa que podem ser de todas as cores.
  • Independente da capacidade do táxi, o número máximo de passageiros que eles podem carregar é de 5.
  • Cada passageiro tem direito a uma mala grande e uma bagagem de mão. Menores de 2 anos não contam como passageiros. Se você quiser levar uma mala além da que tem direito, $2 adicionais são cobrados.
  • Não existe o costume de se chamar um táxi na rua, acenando. Se você estiver na rua e precisar de um, melhor entrar num estabelecimento comercial e pedir que eles chamem para você.
  • A tarifa mínima são $6 e os preços tabelados sofrem um acréscimo de $3 entre as 23h e as 7h da manhã, nos domingos e feriados.
  • Nem todos os táxis tem a plaquinha amarela em cima. Se você tiver dúvida que o táxi é de verdade, veja a placa. Todas as placas de táxi começam com as letras TX.
Outra opção mais econômica seria alugar um carro de antemão e recolher no aeroporto já na chegada. O preço da diária varia de acordo a  temporada e a antecedência da reserva, mas um preço razoável seria entre $40 a $45 para um modelo econômico e ainda daria para você ir para uma praia afastada no dia seguinte, ou conhecer os ótimos restaurantes fora da zona hoteleira à noite.
Se você é do tipo que prefere chegar ao aeroporto já com o transfer agendado, sem ter que esperar na fila e não ter preocupação com aluguel de carros, mande um mail para info@guiadearuba.com, que eu ofereço opções tanto de transfer com ônibus ou com automóvel privado.

35 ideias sobre “Táxi em Aruba – tintim por tintim

  1. Oi, bel. Tudo bem? Vi que você trabalha com aluguel de carros. A questão é a seguinte: eu e meu namorado estamos indo para Aruba e gostaríamos de alugar carro por um dia ou dois, mas não gostamos da ideia das locadoras de carro de bloquear 250 dólares de caução no nosso cartão de crédito, Pq isso limitaria nossas compras, rs. Você conhece alguma locadora que não trabalha com esse bloqueio? Obrigada!!!

    • Oi Lais,

      Desculpe a demora em responder. Acho que todas as locadoras de Aruba têm a mesma política de caução. Abraço.

  2. Ei, Bel!
    Essa tabela dos valores de táxi do seu post de 2012 ainda está valendo ou tem alguma mais recente?
    Obrigada! :)

  3. Pingback: A questão da gorjeta | Guia de ArubaGuia de Aruba

  4. Olá Bel,

    Esterie chegando em aruba dia 10/05/2015,vou alugar carro para dois dias +ou- conforme sua orientação. A pergunta é:
    Você tem idéa dos valores de alugueis diários?

    • Oi Paulinho,

      Dá para encontrar um Kia Picanto por uns $35 a $40 a diária. Você vai querer agendar alguma atividade também?

      Abraço

      Bel

  5. Oi Bel,

    Estou analisando essas tarifas e as de aluguel de carro e estou na dúvida se alugo carro para uma semana ou menos. Vou ficar em Eagle Beach (MVC Eagle Beach). Devo ficar uns 2 dias nessa praia. Um dia devo ir para Palm Island e outro para Baby Beach. Devo ir alguns dias de noite para Palm Beach e Oranjestad. A dúvida é fácil pegar ônibus de noite para esses lugares? Quero ir até San Nicolas na quinta, mas acho que nesse caso é melhor ir de carro alugado, não? O que sugere?

    • Oi Patricia,

      Para ir a Palm Island e ao Carubbian na 5a, vc não precisa necessariamente ter um carro. A De Palm normalmente passa nos hotéis para pegar os turistas para a ilha e eles também tem um pacote para o festival, que inclui comida, bebida, entrada para o show. Acho que nos dois casos, vale mais a pena do que pagar uma diária de carro.

      Para ir ao centro, tem ônibus bem fácil, eu só não sei ao certo até que horas.

      Eu acho que carro, vc alugaria só para uns 2 ou no máximo 3 dias.

      • Vou ver então. Algumas agências a diferença entre 2 dias e 3 é de $10. Daí talvez compense os 3 dias. Obrigada.

  6. Olá, Bel.

    Parabéns pelo blog. Tô adorando. Queria saber se já tem a tabela atualizada. Queria saber o valo de táxi aeroporto / palm beach / aeroporto. Obrigada.

  7. Olá, Bel.

    Parabéns pelo blog. É uma excelente ferramenta para o turista.
    Irei com minha namorada no início de outubro. Ficaremos no Divi Aruba Phoenix, em Palm Beach, e agora só nos resta a dúvida se vale ou não a pena alugar um carro. O aluguel para 6 dias fica em torno de R$600,00. Como é a segurança nas ruas? Faz algum perigo andar à pé com dinheiro ou sacolas de compras?

    Abraço

    • OI João, obrigada!

      Carro todos os dias, eu acho besteira. O Divi fica bem localizado, com certeza algum dia vocês vão ficar por lá. Além disso tem os passeios, se vocês forem fazer qualquer passeio, inclui transporte. Daí vc vai estar pagando para ficar com o carro parado. Eu recomendo um ou 2 dias de carro alugado, como muito. Isso se vc quiser, porque existem passeios das operadoras de turismo para as praias afastadas, como Baby Beach ou Arashi.
      A segurança aqui é total, não existe roubo e ponto.

      • Olá Bel, também estou virando seu blog do avesso!!! Anoto todas as informações úteis!!! Parabéns pela iniciativa e paciência com todos os leitores!

        Quanto ao meio de transporte para as praias mais afastadas: Baby, Arashi, e outras que vc já falou por aqui…. O que vc acho mais em conta: alugar um carro ou moto por 2 dias ou fazer estes passeios em tour com operadoras? Qual é o melhor custo benefício, já que vc já comentou que indo com operadora, de barco, temos uma infra melhor!

        Muito obrigada desde já!
        Tulia

        • Olha Tulia, eu faria Baby Beach e Arashi de carro, porque eu gosto da comodidade, de poder escolher que horas chegar e que horas sair, etc. Agora, se vc quiser conhecer a piscina natural, as cavernas do park arikok, essa parte da ilha muito melhor por operadora. Lá naquela zona tudo é de terra, não digo nem estrada de terra, porque qualificar de estrada seria um elogio, é mais um caminho e é fácil de se perder (já aconteceu comigo).

          Quanto aos passeios de barco tem que ser com operadora mesmo. 😉

        • ola! uma dúvida:da para conhecer as praias baby beach e arashi usando transp público e estando em palm beach? e para ir ao centro?

          • Oi Larisa,

            Para ir ao centro e Arashi com transporte público é bem fácil. Para Baby Beach não tem transporte público.

            Um abraço

  8. Obrigado. Imprimi a tabela, junto com o ofício do Department of Public Transportation, e vou levá-la na viagem.

  9. Bel, você disse que essa tabela de preços é válida até 01/09/2012. Essa data já passou. Você sabe qual a nova tabela?

  10. Bel, obrigado pela rápida resposta!

    Estou considerando a possibilidade de alugar um carro em Aruba. Ainda não me decidi, em parte por saber que as distâncias são pequenas. Se for alugar, com certeza será com a cadeirinha (como farei em Curaçao).

    Perguntei isso porque eu li em um site que os táxis aí só transportam crianças com a cadeirinha. Fiquei assustado, pois não tinha em meus planos trazer a cadeirinha dele do Brasil, muito menos comprar outra aí. Fiquei mais tranqüilo com a sua resposta.

    Estou virando o seu blog ao avesso, tem muita informação boa aqui! 😉

  11. Estou indo a Aruba mês que vem com meu filho de 1 ano e meio. Como é o transporte de crianças pequenas nos táxis? A cadeirinha é obrigatória? Ou os táxis não são obrigados a usá-las (como no Brasil) ?

    • Oi Flavio. Os táxis não são obrigados a usar a cadeirinha, que aqui não é obrigatória. Mas, se vc for alugar um carro, eu recomendo que alugue com a cadeirinha, porque eu, pelo menos, sempre usei, não por obrigação, mas por questão de segurança. 😉

  12. Bel, primeiramente parabéns pelo seu Blog… Muito bom e informativo. Me lembro que na primeira vez que fui á Aruba, o taxi me cobrou $22,00 do aeroporto até o hotel, paguei com $25,00 trocado e disse para ficar com o troco pois achei ele um Sr. muito educado e merecedor do agrado, ele NÃO aceitou de jeito nenhum, tive que pegar o troco pois ele já estava se estressando, hehe… Em Julho estarei retornando á esse Paraíso, já estou contando os dias… Nossas férias de praia só fazemos em Aruba pois está compensando face aos preços que estão cobrando aqui no Brasil… Felicidades!

    • Obrigada, Dudu. Esse é o padrão de taxista aqui, por isso eu já disse logo no início que a má fama não se justifica em Aruba.

      Tem muitos brasileiros que estão voltando como você. Eu andei pesquisando os preços de um hotel all-inclusive no nordeste para uma amiga arubiana que quer ir com a família e fiquei até com vergonha de dizer pra ela. Como jusfiticar uma diária de R$ 1.200? Isso é o dobro dos preços praticados em Aruba e eu não consigo ver onde vão parar. Ela vai com a filha de 2 anos, vc imagina pouquinho que ela come e bebe?

      Acho que o setor hoteleiro do Brasil extrapola nos preços e só sobrevive pela falta de informação das pessoas, porque se vc comparar dá pra ir para muitos outros lugares.

    • Pois é Bel, infelizmente confundimos crescimento econômico com oportunismo. A renda aumentou mas os preços dos serviços aumentaram muito mais. Moro em MG e próximo ao litoral norte de SP, chega a dar vergonha os preços praticados na alta temporada pelos hotéis, pousadas e aptos. em Ubatuba, Guarujá e Ilhabela, além daquela muvuca insuportavel e falta de estrutura… Os preços se equiparam e superam os dos melhores resorts aí de Aruba. E a exploração se sucede nos restaurantes, barracas de praia, sorveterias, estacionamentos, ambulantes, etc, etc. Por essas e outras ( insegurança ) é que só viajamos ao exterior atualmente… E fazemos umas comprinhas também. Sucesso!

  13. Bel, li quase todo o seu blog. Parabéns. Eu e minha esposa estamos satisfeito de ler. Contiune sempre postando. Estamos indo em Abril, espero encontrar tudo de bom ai. Tenho uma pergunta: sempre tem taxi no aeroporto, iremos chegar no sabado a noite? Abraços

    • Pois é, Nadja. Aqui tudo o que tem a ver com turismo é super confiável e profissional. O Brasil tem muito que aprender com Aruba nesse quesito. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *