Missa de aurora

Hoje começou a missa de aurora, uma novena de missas que acontece todos os anos na época de Natal. Até nove anos atrás, quando eu vim para Aruba pela primeira vez, eu nunca tinha ouvido falar disso, mas ao parecer é uma tradição em vários países latino-americanos. Nove missas são celebradas a partir das 5 da manhã em todas as igrejas católicas da ilha, terminando a novena no dia 24 de dezembro. Antes da missa é rezado o rosário, o que significa que é preciso chegar cedo (mais cedo) para pegar lugar. Essas missas são super concorridas, não só as igrejas lotam como é preciso colocar bancos para fora para abrigar todos os fiéis. Eu não costumo frequentar a missa, mas essas em especial são muito bonitas, sempre com um coro grande, muita música e muita animação. No último dia é comum que a igreja ofereça um café da manhã no lado de fora e esse é o primeiro grande evento de Natal para muitos arubianos.

Os católicos arubianos costumam ser bem praticantes, eu diria que mais da metade deve ir à missa todos os domingos e, por ocasião da missa de aurora, também os não praticantes costumam aparecer, muitas vezes para agradecer o ano que teve e pedir bençãos para o ano seguinte. Mas o que mais me chama a atenção nesses eventos é o fator de socialização que ele envolve. Numa ilha em que quase não existem calçadas, e faltam lugares para socialização, esse tipo de evento apresenta uma oportunidade única de encontrar amigos de longa data e saber o que cada um anda fazendo. É por isso que a partir do término da missa, você deve contar pelo menos uma meia hora antes ir embora para casa. 😉

7 ideias sobre “Missa de aurora

  1. Pingback: Quaresma | Aqui em ArubaAqui em Aruba

  2. Olá Bel, meu nome é Leandro, sou brasileiro e estou indo pra Aruba com minha noiva.

    Sou Católico e costumo participar da missa todos os dias. Por isso, gostaria de saber qual é a Igreja Católica mais próxima de Palm Beach, e se é celebrada a missa diáriamente nessa igreja ou em alguma outra onde eu possa ir… Ah tem algum site onde eu consiga os horários das missas?! Se

    Qualquer coisa meu e-mail é leandrolv85@gmail.com

    Muito obrigado e parabéns pelo blog, tem muitas dicas úteis…

    • Oi Leandro, obrigada pela visita e desculpe pela demora.

      A área de Palm Beach não tem nenhuma igreja, até porque é uma zona que foi construída nos últimos dez anos, bem nova.

      Para você, a melhor alternativa é tomar um ônibus até o centro, descer na rodoviária e de lá caminhar (umas 5 ou 6 quadras) até a igreja de São Francisco, que fica no centro. Em Aruba, essa igreja é conhecida como “misa di playa”. Misa também significa igreja em papiamento e playa é o nome do bairro do centro.

      Os horários dessa igreja são esquisitos, ninguém sabia me explicar direito, por isso acabei ligando para a paróquia.

      2ª feira 8:45
      3ª feira 12:00 (meio-dia)
      4ª a sábado 19:00
      Domingo: 6:30 8:00 10:00 19:00

      Exceto por um horário no domingo em que a missa é em espanhol (esqueci de perguntar qual), as outras serão sempre em papiamento, que é a língua da ilha. Papiamento se parece bastante a espanhol, eu acho compreensível, você pode tentar.

      • Olá Bel!

        Assim como o Leandro, sou brasileira, católica e ireí para Aruba em Junho.

        Você sabe me informar qual o horário da Missa no domingo que é em Espanhol? Ou teria o número da paróquia para que eu entre em contato?

        Desde já agradeço,

        Abrçs

        Deus abençoe

        • Oi Angel,

          Acabei de ligar para a paróquia São Francisco e me disseram que eles não têm mais essa missa em espanhol. A única paróquia com missa em espanhol é a de Dakota, no horário das 10h. Só que para chegar lá, você teria que ir de carro ou táxi porque de transporte público não dá.

          Amém e um abraço

          Bel

          • Olá Bel!

            Que rápido! rs …obrigada pela resposta.

            Esse horário já não dá, estarei saindo do hotel para o aeroporto umas 11hs!

            Acho que vou acabar participando da Missa em papeamento mesmo rsrs…

            O hotel que vou ficar é o Renaissance Aruba, fica próximo do centro de Oranjestad, sabe me dizer se é perto da igreja de São Francisco que você mencionou? Pretendo ir de táxi mesmo.

            Muito obrigada pelas informações, está me ajudando muito!

            Você tem o endereço do site da paróquia, para que eu possa pegar o endereço?

            Obrigada!

            Grande abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *