Na 6ª feira começou a temporada oficial de natal em Aruba. Embora já estejam à venda decorações natalinas nos supermercados desde o final de agosto o início da temporada oficial significa que as rádios e emissoras locais de tv passam a tocar música natalina.
Muitos grupos, mas muitos mesmo, lançam os seus cds ou singles. O ritmo é a gaita, um ritmo tradicional venezuelano que fez raízes aqui e é o ritmo oficial de natal. Para que vocês vejam o que é a gaita, vejam o vídeo desse grupo bem tradicional de gaita arubiana:
O ritmo é super animado, o que combina com meu espírito, porque sempre adorei as festas de fim de ano, e como a tradição local tem tudo a ver com festividade, eu fico mais animada ainda. Nessa temporada, esses grupos de gaita são onipresentes: em confraternizações de trabalho, festas de bairro, na frente de lojas que fazem promoções e nos estacionamentos dos supermercados quando eles começam a vender pinheiros.
Uma das diferenças das festas de fim ano em Aruba é a ausência do papai noel. O roteiro dele não inclui Aruba, hehehe, quem vem é o Sinterklaas (o verdadeiro São Nicolau, precursor do papai noel da coca-cola, o Santa Claus), no dia 5 de dezembro, numa festa equivalente ao dia das crianças brasileiro. Ainda vou fazer um post só para ele porque é uma festa muito tradicional que vale a pena explicar em detalhes. Mas o natal mesmo tem um sentido acima de tudo, religioso, em Aruba. A grande maioria das músicas comemoram o nascimento de Jesus e convidam a celebrar a vida.
Só depois de passar alguns natais aqui é que pude entender o incômodo que meu marido sempre sentiu em passar o natal no Brasil. Claro que tinha o fato de estar longe da família dele, mas a questão é que ele sempre comentava que achava o natal brasileiro um pouco superficial. Na última vez que passamos o natal lá eu percebi que realmente as festas de fim ano lá são mais centradas nos presentes e no Papai Noel, enquanto aqui o foco é outro. Em geral, os arubianos são muito religiosos e em particular na família do meu marido. A festa de natal sempre começa com alguma leitura da Bíblia e antes de comer a ceia é feita uma oração. Quase todas as músicas cantadas tem teor religioso e (imagino eu) que a simples menção do papai noel seria considerada falta de respeito
Pingback: Cinco dicas para o fim de ano em Aruba - Aqui em ArubaAqui em Aruba
Pingback: A chegada de Sinterklaas em ArubaAqui em Aruba
Pingback: Sinterklaas está em Aruba | Aqui em ArubaAqui em Aruba
Oi Elson. Aruba não faz parte da união européia, então a cidadania italiana não ajuda muito. Elson, eu já falei de muitas coisas sobre custo de vida nos posts aqui, mas não dá pra ficar ponto o preço de coisas específicas porque isso muda. O preço dos aluguéis dobra entre junho e outubro, que é a época que a maioria das pessoas muda.
As leis de imigração são muito restritas, para você ter uma idéia, um primo do meu marido veio trabalhar aqui. Ele é de Curaçao, que faz parte do reino e tem passaporte holandês. O visto de trabalho saiu só para ele, o da mulher dele foi negado. É um absurdo, mas acontece.
ola me chamo elson,moro no sul do brasil,parana,estive lendo seu blog,gostei muito,tenho vontade de ir trabalhar neste pais,tenho dupla cidadania italiana,sera que ajuda fico legal no pais,queria que vc falace sobre preco de aluguel custo de vida etc,um abraco.
Ola, gostaria de conversar com vc, pois meu marido esta sendo transferido pra Aruba, e nao temos nocao de nada, por favor, me adicione no facebook, fernanda contursi blasczak
Ontem também vi por aqui as primeiras decoraçoes de natal à venda em uma loja.. Mas nada de “oficial” por enquanto.
Para mim Natal é reuniao de familia, alguns que moram fora da cidade vem para a grande festa, e para mim é a melhor data do ano, aguardo com ansiedade, adoro o clima, os enfeites, as musicas.. Porém (para mim) é totalmente desvencilhado de religiao. Os presentes viraram detalhe para agradar os mais proximos.. mas com certeza tem muita gente esperando o natal so pra ganhar aquele presente de tal ou de tal.. 😉
Tenho uma loja de festas há trinta anos no Brasil…estou em faze de construção do blog. Você sabe se existem festas de artigos de festas por aí?
Estive várias vezes aí apenas para turismo…..e sei que qualquer loja tem que ter um Arubiano para sócio. Você poderia orientar sobre sua opinião e cultura sobre esse tema?
fase…risos…não faze…kkkk
Oi Lucia,
Existem lojas de artigos de festas sim. Os arubianos são muito festeiros (eu até escrevi um post sobre isso) e embora aqui as festas de criança em sua maioria sejam bem mais simples que no Brasil (não existe aquela cultura de personalização tipo a bisnaga da fulana, os lapis de cores da fulana, etc), essas lojas ganham pela quantidade de festas, já que muita gente dá festão pelos seus 30, 40, 50 anos, pelos 20, 25, 30, 35 anos de casado, etc. Só que existe também a grande facilidade de se ir a Miami, que é perto e é barato. Por exemplo, para o aniversário da minha filha que vai ser em setembro eu já estou encomendando coisas desde fevereiro. Cada vez que eu sei de alguém que está indo p os EUA, eu faço um pedido pequeno online na Oriental Trading e peço para entregarem no hotel da pessoa. Daí eu não preciso gastar muito aqui quando chegar a época.
Um abraço