18 de março – dia do hino e bandeira

bandeira de Aruba

Em 1976, quando ainda fazia parte das Antilhas Holandesas, Aruba decidiu fazer um concurso para o desenho de uma bandeira própria. Naquela época já havia um movimento para conseguir o status apart dentro do reino e a idéia de ter uma bandeira veio em união a esse desejo de ter uma bandeira que representasse sua história e seus objetivos.

Em janeiro daquele ano foi instaurada uma comissão que escolheu entre mais de 700 e a decisão da vencedora foi baseada em alguns critérios. Essa comissão determinou que na bandeira não poderiam existir brasões, slogans nem nada escrito, pois não seria possível ler à distância. O desenho teria que ser simples o suficiente para que uma criança pudesse desenhá-la, teria que ser barata para fabricar e distinta a todas as outras bandeiras existentes. As cores tinham que ser constrastantes e juntamente com desenho teriam que simbolizar Aruba e suas particularidades.

A bandeira escolhida, que acabou sendo uma junção de alguns desenhos finalistas passou a ter os seguintes símbolos:

  • o azul representando a cor do mar,
  • a estrela de 4 pontas, no canto superior esquerdo, que a deixa visível, mesmo quando a bandeira está balançando ao vento é a própria ilha. A bandeira de Aruba é a única que tem uma estrela de 4 pontas, ao invés da mais comum, de 5 pontas. As pontas são como uma bússola, representando os pontos cardeais e mostram que os arubianos vem de todas as partes. Cada ponta também representa os 4 idiomas falados aqui. A cor vermelha, é um símbolo da terra, mas também dos índios que habitavam a ilha e o seu sangue derramado. O branco que margeia a estrela é o branco das ondas e da areia das praias.
  • as listras mostravam o movimento para ter um status apart, sinalizando que Aruba caminha separada, mas ao lado do reino holandês. O amarelo também sinaliza o ouro que existia na ilha séculos atrás.
Essa época do ano é uma época de grande patriotismo e é impossível não notar os símbolos pátrios por todos os lados. Os turistas podem aproveitar para comprar souvenirs que são difíceis de encontrar no resto do ano, porque os supermercados e padarias aproveitam para vender tudo com o símbolo nacional: bolos, doces típicos, chocolate, licores, etc. No domingo, a grande maioria dos restaurantes vai estar oferecendo um menu com comida tradicional da ilha, então é uma boa oportunidade para comer comida típica. Se alguém for para o centro vai poder presenciar o desfile no estilo 7 de setembro, mas menos militarizado, na maior parte são colégios, grupos de escoteiros, etc. E por último, uma dica de última hora, hoje avisaram que no domingo a visita ao Parque Arikok vai ser gratuita, assim que aproveitem a oportunidade para ver o outro lado da ilha, com suas formações vulcânicas, a ponte natural, as cavernas com pinturas indígenas e, se tiverem um carro 4×4, ver a piscina natural também.
Produtos típicos de Aruba

Uma ideia sobre “18 de março – dia do hino e bandeira

  1. Pingback: Feriados de 2015 e melhor época para viajar para ArubaGuia de Aruba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *