Novos requisitos de viagem para Aruba

Ontem o governo anunciou a abertura gradual da nossa fronteira e também divulgou os novos requisitos de viagem para turistas que queiram vir para Aruba.

Como eu venho comentando aqui, o governo de Aruba fez um trabalho excepcional de contenção da epidemia de coronavirus em Aruba, tanto que depois de algumas semanas chegamos a 0 casos de transmissão e 0 casos ativos. Isso veio com um efeito econômico duríssimo porque o país que vive basicamente de turismo. Mesmo sendo o turismo responsável por mais de noventa por cento da economia, o governo tomou a dura decisão de fechar a fronteira e proibir a entrada de turistas. Considerando isso e para não por tudo água abaixo com uma abertura desregrada, vários requisitos foram postos para que a ilha permaneça com o status de país livre de Covid-19.

abertura gradual de fronteira

Para começar, a abertura vai ser gradual. No dia 15 de junho, as fronteiras serão abertas para as ilhas vizinhas de Curaçao e Bonaire, onde a epidemia também está controlada. No dia 1o de julho, a fronteira vai abrir para a Europa, Canadá e demais países do Caribe, com exceção da República Dominicana e Haiti. No dia 10 de julho, a fronteira abre para os EUA. Demais países, incluindo a América do Sul e América Central ainda não tem data para ter entrada permitida em Aruba.

Requisitos antes de embarcar

  • A partir de agora, os viajantes deverão ter um seguro de viagem que cubra possíveis gastos com Covid-19, sejam gastos médico-hospitalares, sejam gastos de hospedagem. Caso o turista não tenha esse seguro, o governo oferece um seguro aqui mesmo ao preço de $15 por dia. O governo providencia um lugar de hospedagem para turistas diagnosticados com Covid-19. No caso que isso ocorra, ele vai ser retirado do hotel em que está hospedado e trasladado para esse outro lugar para ficar em isolamento.
  • Aquele formulário que antes se preenchia no avião antes do desembarque passa a ser preenchido digitalmente, antes do embarque. Nesse formulário, o passageiro vai responder questões sobre sua saúde. O passageiro tem a opção de anexar uma cópia do seu seguro de viagem comprovando que ele já tem um seguro que cobre os gastos de quarentena.
  • Opcional: o turista tem a opcão de anexar ao formulário digital um exame tipo PCR negativo para Covid-19. O teste tem que ter sido feito no máximo com 72h antes do embarque. Existem diferentes tipos de testes e o PCR é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19. Esse é o único tipo de teste aceito por Aruba.
  • O uso de máscaras passa a ser obrigatório durante o vôo

Procedimentos na chegada em Aruba

  • 100% dos passageiros vão passar por uma câmera que mede a temperatura corporal
  • Também na chegada, vai ser feito um exame rápido de detecção de sintomas
  • Todos os passageiros com 12 anos ou mais vão ter que fazer um exame tipo PCR para Covid-19, a não ser que ele tenha anexado um exame negativo ao formulário digital, ou seja, vale a pena fazer antes. O exame vai ser pago pelo turista e custa $75. O resultado do exame sai no dia seguinte. Os turistas devem aguardar o resultado do exame dentro do quarto do hotel
  • Se um passageiro apresentar sintoma(s), é feito primeiramente um teste rápido, que sai em uma hora. Ele espera essa uma hora no próprio aeroporto e se o exame der positivo, ele não vai para o seu hotel, mas sim para o lugar destinado para turistas com diagnóstico positivo, junto com seus acompanhantes
  • Se algum turista que estiver no hospedado no hotel tiver o seu resultado positivo, ele vai ser relocado (junto com seus acompanhantes) para o hotel designado para isolamento.

Eu imagino que enquanto não exista uma vacina acessível para todo mundo, os procedimentos vão ser esses de agora em diante. A única maneira de chegar em Aruba e já começar a aproveitar tudo é se chegar com o teste negativo, todos os demais vão ter que esperar pelo menos 24h dentro do quarto, mas esse vai ser o preço a se pagar para estar em um país que trabalhou tão duro para a segurança não só da sua população como dos seus visitantes. E quem fizer direitinho vai merecer visitar praias como essa aqui, a minha favorita Mangel Halto.

mangel halto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *