Dicas para economizar na sua viagem a Aruba

Se você está pensando em vir para Aruba, mas está preocupado com os gastos, esse post é para você. Eu fiz uma coletânea de dicas para economizar na viagem e aproveitar a ilha como um local.

  • Venha na baixa estação local: entre maio e novembro. Os meses de outubro e novembro são um pouco mais chuvosos (apesar que menos que o verão brasileiro), mas de forma geral a baixa temporada equivale a preços baixos, bom tempo, praia e piscinas relativamente vazias.
  • Compare os preços dos hotéis. Apesar de julho ser um mês de baixa estação em Aruba, algumas operadoras de turismo cobram preços iguais aos de janeiro para os turistas incautos. O preço médio da diária em janeiro costuma ser 50% mais alta que em julho. Leia o meu post ultra detalhado, onde eu falo sobre todos os hotéis da orla marítima. Existem hotéis familiares (com cozinha completa), existem hotéis que servem para quem só precisa de uma boa cama para dormir e existem os resorts com uma estrutura completa para quem não quer ter que sair do hotel para nada.
  • Abra mão de certas coisas. Claro que se todo mundo pudesse ficaria uma longa temporada no resort mais luxuoso, mas se você não puder, eleja os critérios mais importantes para você: melhor praia ou agitação noturna, passar o dia no hotel ou fazer muitos passeios, comodidade ou aventura, pé na areia ou atravessar a rua.
  • Amplie seu leque de opções. Aruba tem muita, mas muita variedade no quesito lugares para se hospedar. Os resorts de Palm Beach são só uma parte desse leque. Aqui também é possível se hospedar por menos de cem dólares a diária e ficar em um apartamento ou por esse preço em um timeshare pé-na-areia, o que possibilita uma estadia mais longa para quem gosta.
  • Não se hospedar num hotel que não seja pé na areia não significa ficar longe da praia. Alguns hotéis não são pé na areia, mas estão exatamente em frente, você só tem que atravessar uma rua bem mais estreita e menos movimentada que a Vieira Souto ou a rua de Boa Viagem, em Recife. E eu nunca ouvi ninguém reclamar que teve que atravessar a rua nos excelentes hotéis à beira mar do Brasil. A foto abaixo foi tirada no portão de um hotel que fica em Eagle Beach. Vejam a distância do hotel à praia. A diária de um hotel que não seja pé-na-areia pode custar menos que 1/3 do preço de um resort.
eagle beach vista da entrada de um hotel
  • Não tenha medo de “passar fome” se ficar em Eagle Beach ou Oranjestad. Um dos comentários mais bizarros que eu já vi foi alguém dizer que se você se hospedar em Eagle Beach vai ter que pegar um táxi para ir comer. Todos os hotéis de Eagle Beach tem, pelo menos um restaurante grande e uma lanchonete. A maioria tem uns quatro restaurantes, que variam no tema: pizzaria, carnes grelhadas, etc. Isso significa que no mínimo você vai ter o restaurante do próprio hotel e os restaurantes dos hotéis que estão ao redor dele. Desde 2012 o cassino Alhambra inaugurou um shopping atrás dele com várias opções para comer e comprar. O shopping fica bem em frente aos hotéis Casa Del Mar, Aruba Beach Club e Manchebo e acrescenta ainda mais opções de lugar para comer within walking distance. Além disso, Eagle Beach é a região com restaurantes mais sofisticados de Aruba, seja por restaurantes de renome que ficam dentro de hotéis ou por aqueles que ficam à parte. Em Oranjestad, você vai ter uma variedade enorme de restaurantes (os meus preferidos ficam lá, aliás), é o lugar de compras por excelência e os preços serão mais acessíveis.
  • Se você quiser passar uma longa temporada e não tem muita grana, procure pousadas (apartamentos). Leia o post onde eu explico em detalhes esse tipo de hospedagem.
  • Se você quiser se hospedar em um timeshare, eu ofereço o serviço de procurar ofertas para a semana que você quiser. Procurando ofertas e falando com proprietários, dá para conseguir preços tão em conta quanto $500 por uma semana na baixa temporada.
  • Planeje sua viagem com antecedência. Isso significa pelo menos uns 4 meses. Eu intermedio o aluguel de quartos de timeshare, mas se você me mandar um email 1 mês antes de vir, dificilmente eu vou conseguir alguma coisa, muito menos barato. Lembrem-se que Aruba recebe turistas americanos e europeus, que planejam sua viagem com até mais de um ano de antecedência.
  • Todos os restaurantes oferecem água com gelo aos clientes. Isso porque a água encanada de Aruba é de excelente qualidade e os arubianos têm muito orgulho disso. Os garçons ficam passando e enchendo o copo dos clientes com a maior boa vontade. Se não não fizer questão de pedir alguma bebida, não tenha vergonha. Eu mesma nem sempre peço algo para beber quando comemos fora, isso porque água para mim já está de bom tamanho.
  • Sempre pergunte ao garçom se o restaurante tem algum menu especial. Aqui é muito comum que eles ofereçam um menu com opções reduzidas e ótimo preço. São super comuns por exemplo: Christmas menu (menu de natal), Easter menu (menu de páscoa), Koningsdag menu (menu de dia de aniversário do rei) entre outros. Então, na dúvida, sempre pergunte, que você pode ter uma boa surpresa, como nós tivemos. Além dos menus de datas festivas, a grande maioria dos restaurantes oferece o early bird menu, para clientes que vêm jantar antes das 19h.
  • Se você gosta de beber na praia, uma boa dica (dada por uma amiga experiente) é comprar garrafinhas de destilados no free shop da vinda. Você pode colocar as garrafinhas na bolsa ou no bolso e gastar só com um refrigerante ou suco daí você aproveita a sua bebida para preparar o seu próprio drink sem gastar tanto.
  • Outra coisa que vale a pena são pequenas bolsas térmicas. Todos os hotéis tem sua própria máquina de gelo à disposição dos hóspedes. Então, o que muita gente faz é ir ao supermercado, comprar suas bebidas e descer para a piscina com a bolsa cheia. Se você for alugar carro para conhecer praias distantes do hotel, também vale a pena passar no supermercado para se abastecer com latinhas de bebida ou mesmo água e evitar os preços excessivos dos bares de praia.
  • Não tenha medo de preparar seu lanchinho no buffet de café da manhã. Se você sair do buffet com alguma fruta e um sanduíche, ninguém vai te olhar feio. Os turistas americanos e canadenses sempre fazem assim e todo mundo está acostumado.
  • Aluguel de carro em Aruba é bem mais barato que no Brasil. Na baixa temporada, diárias a partir de $35 e na alta a partir de $42. Não existe uma locadora com os melhores preços. O mercado é bem competitivo e eles vivem fazendo promoções, assim que sempre pesquise e compare.
Para finalizar, uma anedota: em fevereiro eu conheci uma família de gaúchos que veio por um mês. Eles ficaram numa pousada no meio da ilha, pagando menos de cem dólares a diária. Alugaram carro, fizeram todos os tours das operadoras e conheceram todas as atrações que quiseram, além de ir para Curaçao por 4 dias. Eles davam risada dizendo que seus amigos pensavam que eles estavam nadando em dinheiro, quando na verdade tinham gastado menos que gastariam pelo mesmo tempo no litoral do Brasil.
divi divi eagle beach

213 ideias sobre “Dicas para economizar na sua viagem a Aruba

  1. Pingback: 5 coisas que você deve saber antes de vir para ArubaGuia de Aruba

  2. Gostaria de saber quanto gastarei em média, por pessoa, pra almoçar em Aruba. Sei que isso é um pouco relativo pois depende do restaurante, mas falo de um restaurante mediano, limpo e com boa comida. E o das grandes redes? tipo Hard Rock, Sr, Frogs sabe o preço de uma refeição? E cerveja quanto custa e qual a melhor marca daí? Agradeço pelo blog. Tem me ajudado bastante.

    • Olha Sonia, sinceramente, não se preocupe muito com o almoço. Aruba é feita para turistas americanos e eles não almoçam comida como a gente, almoçam sanduíches. Você provavelmente vai estar na praia o dia inteiro e não vale a pena cortar o seu dia em dois, trocar de roupa, se secar, ir a um restaurante e voltar para a praia. O que provavelmente você vai fazer, que a maioria das pessoas faz, é comer um sanduíche em algum dos bares de praia. Todos os hotéis têm bares de praia e eles têm seu menu de almoço que costuma ter saladas, wraps e diferentes tipos de sanduíche. Um chesseburger vai estar custando uns $15 e você pode ter opções um pouco mais caras ou um pouco mais baratas em torno desse valor. Aruba tem só uma marca de cerveja, que se chama Balashi, com duas versões uma normal e uma draft (mais suave). Eu não bebo cerveja, mas dizem que é muito boa. No bar do hotel vai ser caro, imagino que uns $5. Eu sempre recomendo que vocês comprem cerveja no supermercado. Inclusive para os meus clientes que se hospedam em timeshare, eu levo ao supermercado para eles encherem a despensa do hotel.

      Que bom que tem te ajudado, abraço.

      Bel

  3. Boa noite Bel,

    Estou indo para Aruba domingo, e estou adorando e devorando o seu blog, gostaria de ter informações detalhada para a contratação dos passeios que você menciona no blog.

    Eliane

  4. Olá! Sou repórter da Revista Coop, de Santo André/SP. Estou fazendo uma matéria de turismo e procurando alguém do Grande ABC que esteve em Aruba e possa dar dicas de passeio a ser feito por lá. Alguém pode me ajudar?

    Meu email: marlibarbosa93@hotmail.com

    • Tem que ser do ABC, Marli? Eu não me lembro de ninguém que tenha me contactado que seja do ABC. Com certeza, deve ter existido, mas ninguém que me tenha dito.

      Abraço

      Bel

  5. Estou indo para Aruba em setembro de 2015, e estou fazendo a reserva de um hotel através do booking.com, mas vi lá que além do valor do quarto, ainda devo pagar uma taxa de 23,50% para o governo em cima do valor de todas as diárias! Esse valor extra é comum para todos os hotéis em Aruba e Curaçao? E quando esse valor deve ser pago, uma vez que não é cobrado pelo booking? Essa taxa deixa a estadia bem mais cara. Obrigado.

    • Oi Marcelo,

      Existe um imposto que só é pago em Aruba sim, mas não é esse valor não e nem é igual para todos os hotéis. Depende de cada hotel e de cada quarto. Existem hotéis que cobram $20 por dia, outros que cobram $12 por dia e por assim vai. Não é uma % do valor total, é u valor fixo. Acho que o que vc viu eram $23,50 e não %23,50. Todos os hotéis de Aruba cobram sim, não sei sobre Curaçao. O valor se paga no hotel, na hora de fazer o check-out. O motivo é que como forma de atrair hotéis para Aruba, o governo resolveu dar isenção de imposto. Então, daquilo que o hotel recebe, eles não precisam pagar nada para o governo, acredite se quiser.

      Com o tempo, eles perceberam que os hotéis estão ganhando uma fortuna e a ilha a ver navios. Então, eles resolveram criar taxas para compensar, atualmente são 3, cada uma com um conceito. Os hotéis, por uma questão de contabilidade, cobram essas taxas em separado, quando a pessoa se hospeda.

      Se você for fazer reservas pelo booking e quiser dar uma ajudinha para o blog, é só usar o link do site, assim eu posso ter mais tranquilidade para escrever artigos e responder as dúvidas. O preço é exatamente o mesmo que vc encontra no booking. 😉

  6. ola

    pretendo viajar em outubro em Lua de Mel
    18-10 ate 25-10

    quanto vc acha em media que gastaria?

    pretendia gastar 7 mil

    vc acha pouco ou e possivel??

  7. Olá Bel!
    Primeiramente parabéns pelo excelente site.
    Estamos pensando em ir para Aruba em setembro, mas estamos ficando doidos com a quantidade de hotéis. Será que vale à pena um all inclusive? Estamos pensando no Riu ou no Tamajirim…qual é o mais legal na sua opinião?
    Será que vale à pena uma chegadinha em Curaçao?
    Beijos!

    • Oi Tatiana,

      Se tem um lugar onde não vale a pena all-inclusive é Aruba. Esse sistema vale quando fora do hotel não existem opções de restaurantes nem passeios, exatamente o oposto de Aruba. A não ser que vc venha de lua-de-mel e não tenha intenção de conhecer a ilha, vai ficar só dentro do hotel mesmo, eu não recomendo para ninguém. Eu acho que Curaçao vale mais do que uma chegadinha, vale toda uma estadia, mas se vc quiser dividir sua estadia, pode fazer também.

      Abraço,

      Bel

  8. Eu fiquei no Centro, segundo a dica da Bel, e eu não me arrependo nem um pouco. Foi ótimo ficar no Centro e ainda mais pelo Hotel que eu fiquei. E do Centro para Palm Beach é rápido e o táxi não é caro.

  9. Bel, parabéns, acho que um dos melhores blogs de viagem que já vi. Você consegue abordar tudo… em geral, os outros são muito ‘específicos’ de um tipo de viajante. Não cheguei a ler tudo… por que é extensoooo…. rs… Mas, me chama a atenção que todo mundo sempre fala de Palm e Eagle Beach… entendo que o grande barato é a praia, mas uma hora tem que sair dela… talvez dar uma volta… Por que o centro é um lugar ruim ou menos bom? Parece-me que toda a parte de fato turistica (e europeia) está no centro… as praias são réplicas de resorts americanos. Tive a impressão que o movimento vai até mais ou menos até a mesma hora em qualquer lugar, exceto os fechados, como resorts/cassinos. Fico em dúvida se o centro não seria mais ‘pitoresco’. Desculpe me alongar, mas,pelo que entendi, o carro é quase obrigatório, inevitável, ou seja, ‘quase’ todo dia é provavel ter que pegar o carro. que diferença faz? Entre o centro e palm beach pareceu-me ser perto. dá prá ir de bicicleta ? O centro parece mais ‘natural’… em oposição à artificialidade dos grandes resorts. Muito obrigado! um abraço

    • Oi Ben, obrigada!

      Hum, eu não acho que o centro seja um lugar ruim ou menos bom, não! Aliás, até hoje não conheci ninguém que tenha se arrependido de ficar lá. 😉

      Palm Beach é o lugar dos resorts americanos sim, mas Eagle tem um perfil diferente. Eagle se divide entre timeshares, que têm seu foco em turismo familiar e alguns hotéis boutiques, com foco mais em casais em lua-de-mel. Esses hotéis boutique não são de rede e seus proprietários são europeus que moram no hotel mesmo e conhecem todos os seus hóspedes.

      Alugar carro não é necessário em Aruba, muito menos obrigatório. Palm Beach, Eagle Beach e o centro são facilmente conectados por ônibus e para as praias mais distantes você pode ir com um tour ou alugar o carro por um ou dos dias. Dá para ir de bicicleta sim.

      Um abraço,

      Bel

  10. Oi Bel, boa tarde! Estou aqui de novo pesquisando para fechar uns detalhes da viagem. Vou agora em outubro e fiquei tão na dúvida entre as praias que dividi a minha hospedagem em 2 hotéis pela primeira vez na vida.
    Vou chegar na terça 14/10 no Manchebo e mudar para o Radisson no sáb dia 18 ficando até a terça 21. Estou pensando em alugar carro apenas 2 dias para conhecer Baby beach e Arashi beach. A idéia é na maior parte do tempo ficar na praia, no hotel mesmo.
    Pensei em ficar em Eagle Beach (imagino que vou gostar ais de lá) sem carro e alugar o carro no dia do check in no Radisson (sábado), uma vez que o check in lá é mais tarde. Chego no Radisson, me livro das minhas malas, pego o carro e só volto no final do dia para o check in. O lado ruim é que eu ficaria com o carro no final de semana quando (imagino) que as praias que quero visitar são mais cheias e o trânsito pode ser mais incômodo. Ou vc acha que isso não é um problema?
    Tem alguma locadora no próprio Radisson que eu possa reservar? Ficaria bem mais fácil pegar e devolver lá.
    VC acha que essa é uma boa estratégia ou tem outra idéia do assunto?
    Uma outra dúvida: depois de Aruba vou pra NYC num voo direto com imigração realizada em Aruba. Devo chegar no aeroporto 3h antes ou preciso de mais tempo ainda?
    Muitíssimo obrigada!

    • Oi Georgia, tudo bem?

      Você não é a primeira nem vai ser a última em dividir a estadia em dois hotéis, hehehe. Muita gente fica em dúvida e faz isso. Alguns ficam entre Palm e Eagle, como você. Outros ficam entre Palm e o centro. Acho uma boa estratégia sim porque vc estava bem em dúvida entre qual praia ficar e nada melhor que ficar nas duas para ver.
      Que eu me lembre não tem locadora dentro do Radisson, mas muitas locadoras levam o carro até os hotéis e depois te levam tb, é questão de procurar quem faz esse tipo de serviço. Quanto às praias ficarem mais lotadas no fim de semana, sem dúvida. Tanto Baby Beach quanto Arashi ficam bem cheias no fim-de-semana, não acho essa uma boa ideia não.
      Para a imigração americana eles pedem 4h antes porque toda a parte de imigração é feita aqui mesmo, então quando vc chegar em NY, chega como um vôo doméstico, vc sai do avião e já vai pra fora do aeroporto.

      Um abraço,

      Bel

  11. Olá. Vou para Aruba agora no final de agosto, gostaria de dicas de locais para tomar café da manhã e também uma estimativa de quanto gastaremos por dia com refeição. Ficaremos hospedados no Holliday In e gostaria de saber se realmente está bom após a reforma, li muitos comentários positivos em outros sites.
    Quanto aos passeios, pesquisei 2 operadoras, a Red Sail e De Palms, ela são confiáveis? Tem dicas de quais passeios são imperdíveis?

    Muito Obrigada,
    Priscila

    • Oi Priscila,

      Eu não estive no Holiday Inn ultimamente, mas pelo jeito eles estão finalizando a reforma sim porque a maioria dos comentários que eu ouço é positiva. Quanto gastar por dia por refeição é difícil de estimar, mas eu chuto uns $75 já que vc vai estar comendo nessa parte turística.

      As duas operadoras são confiáveis. A Red Sail é mais especializada em esportes radicais. Acho que imperdível é passear bastante pelas praias, que são muitas. Eu acho os passeios de mergulho muito legais, porque te levam para algumas praias que não são acessíveis por terra. E o mais procurado costuma ser o do submarino que se vc tiver sorte pode ver os navios naufragados.

      Um abraço

  12. Bom dia Bel,
    Estarei em Lua de Mel aí em aruba no final de outubro.
    Adorei as dicas que você passou aqui no Blog! Parabens pela iniciativa!
    Tenho umas perguntinhas…rsrsrs
    Você tem alguma dica do que devemos levar daqui do Brasil para esta época?
    Iremos fazer o cruzeiro do Monarch, depois ficaremos aí por 3 dias, já fechamos o passeio do submarino com nossa operadora… vc tem mais alguma dica de passeio…para aventureiros?

    Desde já muito obrigado!

    • Quando eu passei pelo free shop do Panamá, eu não olhei o preço de perfumes, mas leitores já me disseram que os perfumes aqui chegam a ser a metade do preço do free shop do Brasil.

      Abraço

  13. Bom dia Bel. Tudo bem?

    Estou indo para Aruba no começo Novembro, em Lua de Mel.
    Como estão as previsões do tempo para Novembro?

    Obrigado.

    • Ola Bel, adorei seu blog. Estou pensando em ir para Aruba em dezembro ou janeiro com meu marido e dois filhos, 21 e 16 anos, voce sugere algum hotel? gostamos de curtir praia e sair a noite.
      Desde já obrigada.

      • Oi Rosemeire,

        Se vocês gostam de sair à noite é mais conveniente ficar em Palm Beach. Lá tem muitas opções de hotéis, depende muito do quanto vc está disposta a pagar, se vai alugar um apto quádruplo ou dois individuais, coisas assim. Que tal se vc der uma olhada em algumas opções e daí quando vc estiver em dúvida entre dois ou três, eu te ajudo?

        Um abraço

    • Oi Bruno,

      Aparentemente este ano estamos sob a influência do El Niño, o que significa tempo seco para Aruba.

      Um abraço

  14. Olá Bel,
    Adorei seu blog. Apesar de nunca ter viajado pra fora do Brasil, quero saber se em Aruba há muita dificuldade para conseguir trabalho. Quero mudar de vez. Sei que há uma burocracia enorme, mas estou querendo mesmo partir do Brasil., e Aruba sempre foi minha primeira opção de partida. Se for possível, POR FAVOR, responda-me no meu e-mail. Obrigada

  15. Olá Bel.

    Já faz algumas semanas que eu e minha esposa estamos lendo todos os posts do seu site. Nós vamos para Curaçao e Aruba no fim de julho e estamos pegando todas as dicas possíveis no seu blog. Acho que você tem ajudado muita gente.

    Bem, só falta agora eu arranjar máscara e snorkel para nadar e queria saber de você se é caro comprar aí. Aqui no Brasil não dá nem 70 reais, mas eu queria evitar de levar coisas à toa na bagagem. Eu vou passar por Curaçao primeiro, mas acredito que os preços não sejam muito diferentes entre as duas ilhas.

    Queria deixar uma dica aqui para quem procura lugares para ficar. Eu uso muito o site http://www.airbnb.com.br para procurar casas e apartamentos para alugar quando viajo. Tem a opção de você procurar apenas o quarto (quando o dono aluga um quarto na casa) e também de alugar o imóvel inteiro. Já usei o site mais de uma vez (inclusive para a casa que vou ficar aí em Aruba) e diversas pessoas que conheço também usam. O número de imóveis em Aruba não é muito grande ainda, mas já tem boas opções.

    Obrigado pela sua boa vontade em ajudar aos que pedem dicas.
    Abraços.

    • Oi Ailton, estava viajando para o Brasil por isso desculpe a demora em responder.

      Normalmente os passeios de mergulho costumam disponibilizar o equipamento, mas se vc quiser fazer snorkel por conta melhor trazer daí. Isso porque as lojas aqui estão espalhadas em diferentes lugares da ilha e vc perderia tempo procurando e comparando preços. Se custa só R$70, vai fundo e traz daí.

      Obrigada pela dica. Dei uma olhada e achei bem caro os que tinham, mas de repente com o tempo vai ter mais opções.

      Um abraço

  16. Oi, Bel.!!!

    adorei teu blog, e estou me informando nele!!, Vamos em setembro para Aruba e precisava informação: No Vamos para Aruba aparece apenas Ag Viator (com qual penso fazer)como ref passeios e qdo se consulta por Agencias Turismo essa sequer aparece como referencia.Tudo tranquilo com agencia?Outra não tem passeio submarino e parece passeios realizados ônibus abertos-Pelican.Apenas cartão debito Visa se pode sacar terminais?Ultima: Prodts Aloé tem diferença preço nos shopings??
    Desde já, obrigada!!! Aguardo informações!,,

  17. Olá, Bel!!!

    Vamos em setembro para Aruba e precisava informação:

    Ref passeios sub Atlantis, por do sol de barco e city tour, recomenda alguma agencia???Penso fazer em agosto as reservas, li que seria melhor fazer com antecedencia. É mesmo???

    Sandra

  18. Beln,
    Me indica uma casa em Eagle ou Palm beach, com piscina, fechada, com garagem, por mIs ou menos cem reais a diária. Rsrs. Isso existe? Quero independência. Vamos alugar um carro p ficar a viagem inteira. Falando nisso, o combustível aí é barato? Qualquer coisa eu aceito ficar no quintal de um holandês.
    Cheirin no cangote.

    • Oi Ilsa, se existisse essa casa, eu já estava lá, kkkk! Não existem casas normais mas sim mansões com piscina e garagem, que custam uns $5000 a semana. O combustível é um pouco mais barato que o Brasil. A minha dica é: procure os sites dos hotéis de timeshare, clique nos message boards e veja se alguém está alugando a semana que vc vem. Se tiver, entre em contato com o dono do quarto para fazer os arranjos para o aluguel. E boa sorte!

      Um abraço,

      Bel

  19. Oi Bel,

    Tudo bem?
    Eu gostaria de tirar uma grande dúvida com você sobre as taxas.
    Eu já paguei no meu pacote aqui no RJ a taxa entre as ilhas, que seria em torno de R$150, mas no final eu paguei apenas R$100; além das taxas de embarque tradicionais.
    Existe mais alguma outra taxa além dessa?
    Eu li sobre taxas de saída do país?
    Isso procede?

    O meu voo é:
    Rio > Bogotá > Curaçao
    Curaçao > Aruba
    Aruba > Bogotá > Rio

    Bjs,

    • Oi Angélica,

      A taxa de Aruba para Curaçao é de $23 e só pode ser paga no aeroporto, antes do check-in. Não me pergunte o porquê. A taxa de Curaçao para Aruba é de $20 e também só pode ser paga no aeroporto. Imagino que as outras taxas já estejam incluídas na sua passagem. Acho que só as taxas entre ilhas têm essa particularidade.

      Um abraço

  20. Bel, já li tanta coisa que estou confusa. Se eu ficar em palm beach e quiser pegar praia em Eagle beach há lugares com infra para isso?
    Obrigada, beijo,

  21. Oi Bel, tudo bem?
    Tenho lido bastante ( e adorado) o seu blog nos últimos dias e ainda não consegui me definir.
    Namorada e eu estamos pensando em ir para Aruba em outubro, com medinho da temporada de chuvas e tal mas é a única época disponível nesse ano.
    Ainda não consegui me definir quanto à praia. Adoro aquele mar piscina, calminho, e com pouca gente mas estou com receio de ficar em Eagle beach e ficar restrita pra sair à noite pra jantar. Não gosto de bar e nem de badalação mas adoro um restaurantezinho gostoso, passear em lojas e tal. Gostei bastante do Radisson apesar de preferir hotéis menores e mais aconchegantes que um “resortão”.
    Em outubro (low season) vc acha que Palm beach é muito crowded? Gostei mais dos hotéis em Palm beach e do fato de ser perto de restaurantes e tal. Ainda mais se chover muito e atrapalhar a praia. Mas realmente uma praia lotada ninguém merece…
    Se eu decidir por Eagle beach não tenho nem idéia de onde ficar pq o Bucuti está lotado e acho que seria o ideal pra mim.
    Vc teria uma luz pra me dar?
    Super obrigada!

    • Oi Georgia, tudo bem sim.

      Eagle Beach tem boas opções de restaurantes à noite, além disso se vc quiser ir a Palm Beach, tem ônibus que passa de 10 em 10 min e em 5 min te deixa lá. Acho que para o seu perfil, seria melhor um tipo Amsterdam Manor. O Bucuti é ôtimo, mas não é o único. O Manchebo também faz muito sucesso entre casais. Dá uma olhada nesses dois, são super charmosos. Recomendo.

      Um abraço

  22. Oi Bel,

    Se você puder, eu gostaria muito da sua ajuda!
    Eu estou indo em Julho para Aruba e eu tenho dúvida quanto a ficar em Oranjestad ou Palm Beach?
    Uma dúvida você já tirou!
    Eu exatamente estava pensando que ao escolher o Centro, eu teria que me deslocar a todo momento para a praia para fazer as principais refeições.
    Eu ainda curto praia, mas não como antes, digo de ficar o dia todo fritando na praia e esquecer da vida.
    Eu quero conhecer e passear pelas praias bonitas, mas as principais apenas, pois eu quero passear pelas ruas, conhecer o comércio e os shoppings, e fazer alguns passeios como o Jeep Safari e o Atlantis Submarine, ou seja, um pouquinho de “tudo”.
    E a noite um lugar legal para lanchar ou jantar, e em uma noite um lugar mais requintado para conhecer, assim como algum cassinofamoso para conhecer.
    Você acha que ficar no Renaissance Hotel eu consigo fazer isso tudo ou o melhor mesmo seria ficar em Palm Beach?
    E você foi para Curaçao?
    Pois a ideia é a mesma, e a dúvida é ficar em Punda próximo a ponte flutuante que leva para Otrobanda ou ficar mais afastado, no Marriot Curaçao?

    Desde já agradeço,

    • Oi Angélica,

      Você consegue fazer tudo isso no Renaissance sim. E de quebra você pode comer muito mais barato, principalmente na hora do almoço, porque tem muito restaurante no centro que atende o pessoal que trabalha. E se for para passar o dia, duvido que vc vai escolher Palm Beach, que é lotada e estreita. Eagle é uma praia muito mais bonita para se passar o dia.
      Fui para Curação sim. Fiquei na casa de parentes, mas se eu fosse escolheria um hotel em Punda, sem dúvida. O centro de Curaçao é muito legal e a vida noturna de Otrobanda é ótima.

      Um abraço

      Um abraço

  23. Oi Bel adorei suas dicas !!! Me ajuda em uma coisa : estarei em aruba no próximo dia 25 com meu marido e dois filhos de 6 e 11 anos !!! Quais passeios vc me indica pra crianças ?? Outra coisa , li vc falando que ai as coisas são bem baratas. , mais encontro de tudo : roupas , tênis moda de marcas infantis ??? E é barato mesmo

    • Oi Joselaine,

      Alguns passeios que as crianças adoram é ir a Baby Beach. Outro é visitar a Butterfly Farm. Como elas já são grandinhas, passar um dia na De Palm Island também é imperdível. Existe muita roupa de marca (e tênis) tanto para você quanto para as crianças. Em média, custa a metade do preço do Brasil.

      Um abraço

    • Uma coisa não exclui a outra, Sanny. Você pode alugar um carro por um dia ou dois e ir conhecer as praias mais longe como Baby Beach e Arashi. Mas existem algums passeios que só com agências, como passeios de barco ao longo da costa, ou de submarino, ou de mergulho para ver os naufrágios.

      Um abraço

  24. Olá bel,

    Estou adorando suas dicas, irei para Aruba em julho e vou passar 5 dias em Aruba e 4 dias em Curaçao. Minha dúvida é em relação aos vôos de Curaçao para Aruba. Na volta compramos um voo que irá sair de Curaçao as 11:00hs e chegará as 11:40hsem Aruba e tenho outro voo de retorno ao Brasil que sairá de Aruba as 13:40hs. Corro risco de atraso nesse voo de Curaçao até Aruba?
    Sanny

    • Você corre todo o risco do mundo, Sanny. Os vôos de e para Curaçao costumam atrasar e muito. Meus sogros chegaram de Curaçao semana passada, o vôo atrasou 7h e isso é mais que normal Sanny. Eu aconselho que vc venha um dia antes. Mesmo que vc compre um vôo às 6h da manhã, não é seguro que vc esteja a tempo para o seu vôo para o Brasil.

      Um abraço

  25. Olá Bel!
    Parabéns pelo blog e pelos posts!
    Em maio eu e a patroa iremos fazer um Cruzeiro pelo Caribe e ficarei 1 dia antes e 2 depois em Aruba.
    O que vc me sugere de localização de Hotel para aproveitar a cidade e não ficar muito longe do porto de onde saem os Cruzeiros e que não seja muito caro?

    Abs

    • No centro só existem 2 hotéis Werley, o Renaissance e o Talk of The Town. São de categorias diferentes, o Renaissance é mais luxuoso e o Talk of The Town mais simples. Você pode dar uma comparada entre os dois.

      Um abraço

  26. Oi Bel!
    Meus pais viajam para Aruba em 01/05/14. Como é o clima nesta época? Eles vão se hospedar no Radisson, sei que a localização é ótima pois ja estive na ilha, mas quanto ao hotel? O que vc sabe? Quando fui fiquei no Westin. Me disseram que o Westin foi vendido, que pena…
    Obrigada pela atenção!!

    • Oi Laura, o clima é ótimo em maio. Não venta muito, não chove nem faz muito calor. Um dos melhores meses do ano para vir. O Radisson é bem melhor que o Westin. Eu tenho três posts sobre ele, dá uma procurada no site.

      Um abraço

  27. Oi Bel, eu estou indo em setembro com um amigo, aproveitar e dar uma relaxada.
    Como é a vida noturna aí para solteiros? Há algo do tipo boates, baladas, bares mais badalados?
    Obrigado.

    • Oi Breno,

      A ilha é pequena o turismo aqui se concentra em turismo familiar, então a vida noturna para solteiros se resume a alguns bares. O lado bom é que praticamente todo mundo de 20 ou 30 e solteiro que estiver na ilha vai estar em algum desses lugares: Moomba Beach, um bar de praia ao lado do Marriot, o Smokey Joe’s ou o Señor Frog’s. Tem também o Nikky Beach que reúne mais holandeses (e holandesas) enquanto os outros concentram americanos. Pode rolar uma balada se tiver alguma festa na época que vc vier. As vezes tem shows na praia do Nikky Beach. Boate não rola, como muito uma casa de salsa como o Club Hippz.

      Um abraço

      • Obrigado!!!! Você é 10. Nosso objetivo principal é descansar e aproveitar as belezas de Aruba, mas já que estaremos aí…não custa!
        Muito obrigado e Parabéns pelo site…perfeito! Está quebrando uma árvore!

  28. Oi Bel, estou começando pesquisar uma viagem com marido e filho de 1ano e 7m, e acabei de achar seu guia, gostamos de comida boa, hospedagem confortavel, nao gostamos de praia o dia todo, o planejamento seria para junho( segunda quinzena) aqui vao minhas duvidas:
    1)tem voo direto de sp? Tempo de voo?
    2)hotel com estrutura para crianca, bem lcalizado
    3)passeios
    Desde ja obrigada

    • Oi Helena,

      1) Ainda não existe vôos diretos para o Brasil, o tempo depende da conexão, um mínimo de 8 horas.
      2) Dá uma lida no meu post de hotéis
      3) tem muita coisa no blog, se vc ainda tiver dúvida me pergunta,ok?

      • 1) Só uma dica quanto ao tempo de conexão: Eu consegui um voo partindo de SP, pela Copa Airlines, com conexão no Panamá e tempo de espera na ida de 3:20 e na volta apenas 1:20.

  29. Olá Bel!
    Fui agora em fevereiro para Aruba, antes passei aqui pelo blog e peguei umas dicas preciosas contigo 😉 Adoramos! Aruba é muuuuito linda, o povo acolhedor e educado, tivemos ótima impressão. Pretendemos um dia voltar com os pimpolhos. Só achamos que tinha muito vento e a água do mar estava muito fria, apesar de os dias estarem lindos. É por causa da época do ano? Tem algum mês que o vento dá uma trégua e a água fica + morna?
    Ah! Mais uma vez: teu blog é show!
    Abraço,
    Heloísa

    • Oi Heloísa,

      Que bom que as dicas te ajudaram. 😉

      Os meses com pouco vento e água morna são os meses de verão: julho, agosto e setembro.

      Obrigada!

  30. Bom dia Bel, tudo bem?

    Estava procurando informações de ARUBA e acabei acahndo seu blog.
    Muito bom e com muuitas dicas. Parabéns!

    Estou planejando minha Lua de Mel em Aruba, vamos dia 10/Nov ficando por 7 noites.
    O que pode me falar sobre o tempo, agitação e gastos nessa época.

    Sobre a estadia, estamos entre o RIU e Marriott. Recomenda algum deles ou alguma dica?

    Abraços.
    Bruno

    • Oi Bruno, a temporada é de chuva, mas se vc der sorte ela não vai existir, como no ano passado. Estamos enfrentando uma seca brava. Não rola muita agitação por ser baixa temporada. Quanto a gastos é baixa temporada e existem muitas promoções. Entre o Riu e o Marriot, sem dúvida o Marriot, por não ser all-inclusive. All inclusive é legal quando o hotel é afastado, não tem nada para fazer, exatamente o oposto de Aruba. Aqui vc tem uma vida noturna muito boa e tem passeios muito legais para fazer durante o dia. Não vale a pena ficar dentro do hotel.

      Um abraço

      • Bom dia Bel.
        Obrigado pelo retorno.

        Fiquei um pouco preocupado agora por ser época de chuva. Mas vamos na torcida para pegar uns dias bons.
        Quando to hotel, fechamos o Marriott mesmo.

        Em relação a passeios, tem indicações?

        Abraço.
        Bruno Souza

  31. Ola estive lendo sua postagem..e queria muito sua ajuda…quero ir para aruba em janeiro…ai seria um casal mais 2 adolescentes. ..gostamos de curtir praia mais também curtir a noite ..vc poderia nos indicar algum hotel que seja all inclusive. ..obrigada

    • Oi Daniella,

      Você faz questão de all-inclusive? Porque um dos pontos fortes de Aruba é a vida noturna, os restaurantes, bares, cassinos, etc. Daí se vc fica em all-inclusive sempre vc vai estar pagando em dobro. Pense nisso e conversamos, ok?

      Um abraço,

      Bel

  32. Oi, parabéns pelo blog, maravilhoso. Estou indo com uma amiga no final de marco, vamos ficar no RIU por cinco dias. Gostaria de fazer 3 dias de passeios, vou estar de carro. Quais os passeios que vc considera imperdíveis? É um boa época para ir? Obrigada

    • Oi Chris, obrigada. :)

      Março é uma ótima época, o único porém pode ser o fato de ventar muito. A época de quaresma aqui é a época dos campeonatos de pipa, para vc ter uma idéia.

      Eu acho imperdível vc ir a Baby Beach e a Arashi tb. Tem gente que faz no mesmo dia, mas eu acho melhor fazer separados. Se for um 4×4, é imperdível ir à piscina natural e visitar as cavernas do park arikok. Também acho muito legal visitar o Ayo (a visita dura no máximo 1h, então poderia ser um pitstop).

      Um abraço

  33. Oi Bel!! Estaremos chegando por ai na próxima quinta feira. Gostaria de saber como anda o tempo por ai. Tem chovido muito? Abraços e parabéns pelo excelente blog.

  34. Oi, Bel! Adorei seu blog.
    Estamos indo para Aruba em abr/2014 e ficaremos no hotel Brickell. Você acha uma boa escolha? É perto de tudo (comércio, restaurantes, etc)?
    Uma dúvida: vou levar dólares. Aonde você aconselha trocar um pouco de dólar pela moeda local? Aeroporto? Centro? Praia? Aonde é o melhor cãmbio? Ficaremos 8 dias. Quanto você acha que devemos trocar, por pessoa?
    Obrigada pela atenção.

  35. Olá Bel! Meu marido e eu estamos ENCANTADOS com teu blog! Ficamos horas navegando…. Parabéns, tua gentileza é cativante. Vamos para Aruba em fevereiro e estamos com algumas dúvidas, quem sabe podes nos ajudar. Ficaremos em Eagle Beach e não pretendemos alugar carro. É vantajoso pegar táxi do aeroporto para o hotel ou negociamos traslado pela internet? Fazemos questão de irmos a Baby Beach com tranquilidade, tem alguma empresa que faz esse passeio com calma ou podes indicar algum taxista de confiança que nos leve e busque? Obrigada. Abraço, Heloísa

    • Oi Heloísa, que bom que vocês estão gostando do blog. :)

      Aqui nesse post eu explico direitinho essa questão do táxi x traslado.
      http://guiadearuba.com/2012/03/taxi-em-aruba-tintim-por-tintim/

      Para ir a Baby Beach, tem passeios sim. Eu tenho uma amiga brasileira que trabalha na De Palm Tours. Se vc quiser, quando chegar, me diz em qual hotel vai ficar que eu peço para ela ir lá te explicar esse e outros passeios que eles fazem.

      Um abraço,

      • Oi Bel,
        Como faltam duas semanas para a nossa viagem, podes dar o meu e-mail para ela?Assim a gente adianta o assunto e já me organizo, ou se preferires, passa o e-mail dela para mim. De qquer forma super obrigada!
        Abraço,
        Heloísa

  36. Bel,
    achei seu blog na internet e é muito legal, nao sei se voce tem como me dar umas dicas sobre isso, mas eu sou uma pessoa tipo aventureiro e mochileiro mesmo fico e Hostel, Albergue, Camping e qualquer lugar que seja barato, o importante para mim é conhecer o local e so vou dormir tarde entaum hospedagem para mim eh o de menos. Voce sabe dizer se em Aruba tem Hostel ?? pelo que eu li os apartamentos que voce fala eh uma otima opcao e barato.. se eu nao alugar um carro da para se locomover tranquilo ?? onibus etc ?? no Reveillon como é ai ?? tem alguma baladinha e fogos ?? kk desculpa se eu estou falando algum absurdo…

    • Oi Dalison,

      Você não está falando nenhum absurdo não ;). Aruba não é um destino muito comum para mochileiros, mas já tive leitores que vieram num esquema parecido com o seu. Em Aruba não existe albergue/youth hostel, nem acampamento. Os que vieram em esquema como o seu ficaram em apartamentos sim. Para se locomover com facilidade, melhor vc escolher um apartamento que esteja perto de transporte. Existem alguns no centro (que vc pode tomar ônibus para todas as partes. Ou em Eagle Beach ou Palm Beach (tb com transporte fácil). Eu tive um leitor que ficou sozinho num apartamento em Palm Beach e deu sorte de ter uma família brasileira por lá tb. Como essa família tinha alugado carro, ele aproveitou carona e foi para todas as partes com eles.

      O reveillón é ótimo, procura o post que eu falo a respeito, tem balada e muitos, mas muitíssimos fogos.

      Um abraço

  37. Ah!!! a ultima prometo. Qual é o melhor supermercado em termos de custo da ilha? você tem o endereço? Vou estar de carro.

    • O mais barato provavelmente é o Certified, não sei o endereço, mas fica em Eagle Beach, em frente ao mar, ao lado da Delifránce, uma padaria chique.

  38. Bel, tenho mais uma duvida rsrsrsrsr. Quando estive ai, não andei no bonde, mais observei que ele passa pela zona portuária e entra mais pro centro da ilha. Até onde o bonde vai? por um acaso é no “Centro”? Onde fica a área que é considerada “Centro”? Me parece que não estão cobrando pra andar no bonde. é verdade? Desculpe tantas perguntas. Abraços e parabéns mais uma vez.

    • Ele vai do porto à rua principal (Mainstreet). Sim a Mainstreet e suas redondezas são o centro. O bonde ainda vai ser grátis por um ou dois anos mais.

  39. Estarei em Aruba por 1 dia (cruzeiro).
    O que vale mais a pena?
    Vamos em 2 na faixa dos 50 anos, 2 idosos e 1 garota de 16 anos.
    Gostamos muito de natureza e paisagens, mas também queremos fazer compras..
    Como o tempo é reduzido das 7 às 19., o que na sua sugestão seria um bom passeio?
    Algumas pessoas falaram que o passeio de submarino é lindo, e , outras, que é uma roubada.

    Obrigado!
    Paulo

    • Oi Paulo,

      O passeio de submarino vai depender do dia, se não tiver chovido na semana, porque em época de chuva, a visibilidade da água está prejudicada, daí não vale a pena. Com 5 pessoas até valeria a pena vcs alugarem um carro e irem para as praias. Eu recomendaria que vcs fossem de carro a Arashi, Fisherman’s Hut, Palm Beach e Eagle Beach, que são as praias que ficam a oeste da ilha. Arashi é uma praia lindíssima, mas não dá para passar o dia, porque a infraestrutura é zero, não tem um banheiro e em dia de semana nem água para vender. Fisherman’s hut é a praia dos kitesurfistas, então se a garota quiser fazer kitesurf, tem para alugar. Tanto em Eagle Beach quanto em Palm Beach existe uma variedade de aluguel de caiaques, jet-ski e outras coisas para fazer esportes aquáticos.

      As compras são na rua principal, bem pertinho do porto, só que as lojas abrem das 9 às 5 (algumas até às 6). Bem na saída do porto tem o bondinho, que leva os passageiros do cruzeiro para a rua principal. É um passeio que vale a pena, mas funciona a partir das 9 ou 10, não sei direito.

      Outra opção seria um passeio de barco, em que eles te levam para algumas praias bonitas e vcs podem fazer snorkel. Se vcs fizessem isso de manhã, teriam a parte da tarde para fazer compras tranquilamente. Tem esse passeio da Pelican na parte da manhã, mas funciona só 4as, 6as e domingos:
      http://www.pelican-aruba.com/en/index.php?page=sailingcruises

      Um abraço

  40. Oii gostei muito de seu blog, estou indo a Aruba dia 13 e gostaria de sabe quais os melhores lugares para compras? e se os preços compensam ou são muito caros.

    att.

    Silvana

    • Silvana, você vai ficar feliz ou triste de saber que nada é mais caro que o Brasil? Hehehe, olha, em média as roupas e eletrônicos em Aruba custam a metade do preço do Brasil e relógios e jóias custam 1/3. Compre no centro, sempre no centro.

      Um abraço,

  41. Bel, tudo bem? mto bom o seu site, como é o mes de marco ai? eu e a minha esposa iremos dia 13/03, é mto cheio? é caro? Obrigado

    • Março é um ótimo mês, um dos melhores, na verdade. Não faz tanto calor como em julho, não chove como dezembro. Não é cheio não, nunca vc vai ver uma foto de uma praia de Aruba como aquelas do Brasil onde vc não tem nem como mexer direito. Olha Eduardo, vc vai ter a grata surpresa (ou não) de saber que nada é mais caro que o Brasil, hehehe. Em termos de comer fora, vai ser o mesmo preço, porque vc vai estar numa zona turística, mas em termos de roupas e eletroeletrênicos, tudo vai ser a metade do preço.

      Um abraço

      • Bel, muito obrigado, ja fechamos as passagens agora nao tem mais volta, mas a minha esposa esta preocupada com o springbreak americano neste periodo, como ficam as praias e bares ai? nao eh a mesma coisa que cancun nao neh?

        • Nada a ver com Cancún, Eduardo. O foco de turismo de Aruba são famílias, gente que vem para gastar, não galera jovem, tanto que tem poucos bares de balada (dois para ser específica). A galera do springbreak que vem normalmente vem acompanhada dos pais, hehehe.

  42. Amiga, to indo pra Aruba pela segunda vez agora em fevereiro com minha esposa. Amamos a ilha!!!!! Como nosso orçamento é bem curto e os hotéis em Aruba são extremamente caros em comparação a outras ilhas do caribe, principalmente nesta época, optamos em ficar numa pousada bem simples afim de economizar, porém é bem conceituada no tripadivisor http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g147249-d3506514-Reviews-Carinas_Studio_Apartments-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

    Como essa pousada possui uma cozinha completa estávamos pensando em preparar alguns alimentos la, afim de reduzir os gastos. Minha pergunta é a seguinte. Estamos pensando em levar alguns alimentos industrializados daqui mesmo, como arroz, café e macarrão. Voce acha que terei algum problema na entrada ai em Aruba?

    • Nenhum Roberto. Eles deixam alimentos entrar sem problemas. Eu trago até carne seca e massa para pastel do Brasil. 😉

      Um abraço

  43. Vou fazer um cruzeiro e vamos parar por algumas horas em Aruba, como posso conhece-la sem precisar fazer os pacotes absurdos dos navios? Tem gente nos portos oferecendo passeios igual aqui no Brasil? Pode me dá umas dicas do que conhecer lá? Praias, lugares legais? Pode me ajudar? Obrigada

    • Oi Cissa,

      Desculpe a demora.Eu tive tantos comentários novos que o seu acabou ficando lá embaixo e eu esqueci de responder. Em relação a cruzeiro, depende muito do tempo que o seu barco vai estar na ilha. Eu tenho um casal de amigos que só ficou 2,5h aqui, foi tão rápido que mal deu tempo de dar uma passeada de carro com eles.

      Nos portos tem gente oferecendo passeios sim. Prefira os de operadoras mais renomadas, como Pelican, Fofoti, De Palm ou E.L.Tours. Quando ao que fazer, depende do que vc quer. Vc pode ter um sight seeing ou se preferir ir para uma praia direto, eu recomendaria ir para Eagle Beach. Tem também o passeio de bondinho (que sai do porto) pela rua principal, é um passeio que os turistas adoram.

  44. Oi Bel, estou adorando seu blog!! Muito útil mesmo!! Vc saberia me dizer se para fazer só o Sea Trek eu preciso pagar também pelo uso do Palm Island? Estamos indo somente eu e meu marido e não tenho interesse pelo parque aquatico, gostaria de fazer somente o passeio do sea Trek mesmo… Obrigada!!

    • Oi Nádia, infelizmente não tem como fazer separado não. O passeio de Palm Island é o passeio vendido, o sea trek é um opcional do passeio. De todos os modos, pergunta melhor para o Carlos, um brasileiro que trabalha na De Palm Tours. O email dele é carlos.aruba@gmail.com. Diga que foi eu que recomendei. 😉

      • Oi Bel, obrigada pela atenção! Fui para Aruba dia 30.11 e voltei ontem. Adoramos!!!! Estive em Palm Island e acabei passando o dia por lá. O Sea Trek está fechado por conta da visibilidade da água. Me informaram lá , que nessa época fica fechado pois a água está turva. Achei isso mesmo qdo fui no Atlantis (submarino), mas no geral foi tudo maravilhoso! A ilha é imensamente acolhedora! Grande beijo.

  45. Adorei as dicas! Pretendo viajar pra Aruba em setembro do próximo ano, falta um tempinho ainda mas ja estou anotando tudoo.. alias tenho que saber de tudo, por que talvez vá sozinha pra la!! Tu sabe me informar alguns lugares bons e de preferencia baratos para hospedagem? Pra mim nao precisa luxo, sendo um lugar seguro, limpinho já fico feliz hehehe.

    Desde já agradeço :)

    • Olha Jéssica, existem lugares baratos sim, como eu falo na parte de casas e apartamentos, mas o lance é que alguns desses lugares são longe da praia, daí vc teria que alugar um carro. Tem um que eu sei que fica perto da praia e eu tenho um leitor que foi sozinho e gostou. Chama-se Sunflower, dá uma olhada nesse.

  46. Boa tarde,

    Eu já fui em Aruba uma vez, pretendo voltar mais vezes o meu contato em Aruba era o Sr. Osni do Divi ou a Laurita (agente de viagens), por gentileza você teria o telefone de algum deles para me fornecer.

    Obrigado

    Eduardo

    • Oi Eduardo. Eu não conheço ninguém do Divi. Será que vc quer dizer Lerita? É uma brasileira? Se for, o telefone dela é +297 745 4595.

  47. Olá Bel, chego em Aruba de navio e pretendo ir a Palm Beach e Eagle Beach. Qual seria a melhor opção para transporte? Taxi ou onibus? Apesar do preço do onibus vale a pena? Demora? obrigado e parabéns pelo blog

    • Diogo, eu iria de táxi, porque entre você ter que fazer o procedimento de imigração para desembarcar e depois para embarcar, você acaba tendo pouco tempo em terra mesmo. Mas de todos os modos, o desembarque do navio fica bem na frente do terminal de ônibus, então não custa nada você dar uma corridinha lá e perguntar se tem algum ônibus saindo para os hotéis. Se tiver sorte, sua porque em 5 ou 6 min você vai estar em Eagle bEach. E eu se você quiser ver praia mesmo, desça em Eagle Beach, que é mais bonita. 😉

  48. Olá, vou passar minha lua-de-mel em Aruba e pretendo ficar no Divi Village Golf. Não achei em lugar algum se o hotel fornece ou não café da manhã na diária. Ou o pagamento é por fora?
    Tenho a impressão que os hotéis de lá não dão café da manhã. Estou certo ?
    Obrigado e parabéns pelo Blog.

    • Flavio, o café-da-manhã não é standard, você pode fazer uma reserva com café-da-manhã incluído ou não. Mas no Divi Golf não costuma ser porque os quartos tem cozinha completa, então o que a maioria dos hóspedes costuma fazer é comprar os alimentos de café-da-manhã e preparar no próprio quarto. Daí se vc resolver comer em algums dos restaurantes do hotel, fica por fora. Mas não existe uma regra fixa quanto a isso, depende da reserva.

      Obrigada. 😉

  49. Bel, Por favor!
    Poderia me dizer qual foi o Hotel que essa família de gaúchos ficaram no meio da ilha pagando menos de 100 reais a diária?

    Obrigadaaa!
    Adoreeei o Blog parabénsss!

    • Oi Cristiane, não foi hotel, foi um “apartamento”, como eu explico no post Casas e Apartamentos. Chama-se Paradera Park e como ele existem muitos. Mas vc tem que ter em conta que vai ter que alugar carro durante toda a sua estadia.

      Obrigada! :)

  50. Ola,
    gostaria de saber qual e mas vantajoso, comprar os passeios pelos sites no Brasil ou na própria igual. Qual sairia mas barato???

    Atc.

  51. Bel, parabéns pelo blog! Muito útil. MESMO.

    Então, tenho duas dúvidas bem simples. 1 – Qual é a melhor forma de ligar para o Brasil? Tenho um smartphone desbloqueado, portanto poderia usar um chip local. Será que é uma boa? e 2 – por mais que seja calor o tempo todo, à noite a brisa do mar deixa o tempo mais fresco a ponto de usar uma jaqueta leve? Vamos dia 29 de Julho e voltamos dia 03 de Agosto agora. Valeu!

    • Oi Daniel.

      1)Eu acho que a melhor forma seria com um laptop ou smartphone usando um serviço como skype, voipbuster ou equivalente. Acho que usar um chip local é ótimo, vc vai ter internet o tempo todo (tem cobertura na ilha inteira) e vc vai ter um gps para não se perder.
      2) Entre julho e agosto não refresca nem à noite, porque é alto verão, mas eu sempre recomendo uma jaqueta leve e um casaquinho da vovó para as mulheres por causa do ar condicionado das lojas e restaurantes.

      Bom passeio!

  52. Olá Bel, muito bom e util seu blog, parabens!
    Vou a Aruba em dezembro deste ano, a principio ficarei em palm beach…vou para a lua de mel, meu noivo gostou bastante do holiday inn, já vi os comentarios quanto a reforma e talvez não pegar um quarto tao novo, mandei um email para o hotel avisando que iriamos de lua de mel e pedi preferencia por quartos já reformados, voce acha que eles atendem a esta especificação ou se na hora de chegarmos vamos ter surpresa? Sabes se o holiday é pé na areia? Vi que a localização dele parece boa.
    Outra coisa, não vi muito ser falado em relação a andar de taxi, a maioria loca carro, como vamos passar todos os dias em palm mesmo…talvez só vamos um dia conhecer curaçao, acha que é necessário alugar carro? não tem como se locomover de taxi em curaçao?
    Outra duvida, tenho que reservar os passeio antes de chegar ai? dezembro é alta temporada neh, será que consigo reservar ja estando ai os passeios de catamarã e jolly pirates? O jantar pe na areia acho que pode ser reservado pelo hotel neh, sabes se o holiday fornece esse jantar?
    Me recomenda algum outro passeio romantico?
    Vi em outro post que voce falou de dois parques aquaticos, eles são bons? Sabes quanto que esta a entrada mais ou menos?

    Te agradeço desde ja…e obrigada por ajudar na viagem.
    Att, Camila

    • Oi Camila, o Holiday Inn é pé-de-areia sim, eles inclusive têm uma faixa bem longa de praia. Alugar carro não é uma necessidade não. Se você não curte alugar e quer conhecer o resto da ilha, pode comprar um ou mais tours pagos. Em Curação, o carro seria uma necessidade sim, porque as atrações são super espalhadas, fica cada uma em um canto da ilha e vc pagaria uma fortuna se fosse de táxi ou em tours diferentes.
      Não precisa reservar os passeios antes não. Mesmo na alta temporada, tem passeio para todo mundo. 😉
      Não sei se o Holiday Inn fornece esse jantar, imagino que sim.
      O passeio de catamarã ao por do sol é muito romântico. 😉
      Os parques aquáticos são pequenos, acho mais indicado para quem tem criança, porque a área para os pequenos é bem divertida. Tem um que fica no mar, o da De Palm Island e esse tem banana boat, snorkel, sea trek (passeio com escafandro debaixo da água). Esse passeio é bem caro, custa $124 o dia inteiro e $114 por meio dia. Snuba e sea treck são cobrados à parte. Tem outro parque aquático bem no meio da ilha, eu nunca fui, mas o que eu sei é que eles abrem só no fim de semana. Custa bem mais barato $25, só que não é all inclusive como o outro. Chama-se aquaventure waterpark.

      Um abraço

  53. Bel, também estou lendo seu blog a horas e também vou me casar em abril do ano que vem e por causa das suas descrições de Aruba já me imagino aí!

    Primeiro pensamos no Havaí, mas descartamos pelo empenho da viagem. Vimos o programa que o Adnet fez em Aruba e decidimos fazer nossa lua de mel aí.

    Já li o seu post sobre os hoteis, mas ainda não consegui decidir, nem mesmo se ficamos em Palm ou Eagle Beach!

    Nosso perfil: gostamos de ficar na praia, dar um mergulho, eventualmente fazer algum esporte, parasail, jetski, etc, mas gostamos mesmo é de curtir a praia.
    Não gostamos de baladas, porém, um barzinho, um restaurante prum jantar mais descolado, rola.

    Qual sua dica, pra ficarmos: Palm ou Eagle Beach? Quais hoteis nos indicaria? Não precisa ser necessariamente pé na areia, mas pertinho da praia pelo menos!

    Um ou outro dia alugaremos um carro pra passear pelas outras praias!

    Pelo tando de dica que vc tem dado, poderia começar a cobrar pela consultoria (rs)!

    Desde já agradeço!

    • Oi Eduardo.

      Com o seu perfil, está fácil: Eagle Beach na cabeça! A praia é bem melhor que Palm Beach e se você não faz questão de balada, mas prefere restaurantes descolados, é lá mesmo.

      Se você tiver dinheiro, eu recomendo ou o Bucuti Tara, ou o Manchebo, o Divi Golf ou o Amsterdam Manor. Tem os dois all-inclusive – Divi Aruba e Tamarijn, que eu recomendo também, inclusive porque todos os equipamentos de esporte aquático estão à disposição dos hóspedes, além de bicieleta. Caso estes estejam muito caros, também recomendo o MVC ou o La Quinta. Se você tiver disposição de procurar ou não for muito ansioso, vale a pena esperar as ofertas que aparecem nos timeshare. Só que para abril do ano que vem, provavelmente vc só vai encontrar alguma coisa lá por dezembro. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vc pode conseguir preços muito bons em lugares pé-de-areia. A primeira coisa que vc precisa saber é para qual semana vc está procurando. Para saber a semana que te interessa, eu posso te ajudar, é só escrever para o blog: info@guiadearuba.com

      Como vc vem em abril, serão as semanas 14, 15, 16 ou 17. Daí vc pode escolher um studio, já que é para um casal.

      E daí eu busoc para você, sabendo qual a semana em que vc está interessando. Temos muitos clientes que vieram para Aruba nesse esquema, é confiável e vc pode encontrar uma semana por menos de $700, num hotel pé-de-areia. 😉

  54. Olá Bel…
    Eu também estou lendo seu blog a horas… rsrs
    Eu e meu noiva estamos planejando em nos casar em abril.

    Curiosamente nao vi ninguem falar do clima em Aruba neste mes. Como que é?

    Estava pensando tbm em nos hospedar em pousadas ou acomodações do tipo. Você tem alguma indicação? Seria uma boa para lua de mel?

    Meu inglês é péssimo, tenho chances de sobrevivência com meu spañol?rsrs

    Seu blog é Otimo!!!
    bjus

    • Oi Nathy. Em abril, o clima é seco e com muito vento.
      Olha, Nathy depende. Normalmente as pousadas são longe da praia (raras excessões) e vc acaba tendo que alugar carro todos os dias, então o preço nem compensa tanto. Eu pessoalmente ia preferir procurar uma promoção num hotel, ainda mais que abril é baixa temporada e dá para encontrar promoções com certeza. Se você falar espanhol com certeza se vira, porque todos os arubianos são fluentes.

      Dá uma olhada no meu post sobre timeshares, lá tem uns links onde vc pode encontrar promoções uma semana nos timeshare de Eagle Beach. Mas para abril do ano que vem ainda está cedo, imagino que lá por dezembro deste ano vc já encontra.

      Obrigada!

  55. Bel,boa noite!!Estou há horas lendo o seu blog e gostaria de pedir algumas dicas para minha viagem,com meu marido e meu filho de 13 anos,em Janeiro/14…O clima é quente e sem chuvas?Qual sugestão de hotéis?Alguns sites e blogs,descrevem alguns trechos de Palm Beach,com mar turvo e contra indicados para banho!!!Gostamos muito de curtir praia piscina e passeios.Obrigada e parabéns pelo blog:))

    • Oi Paula, bom dia!

      Em Aruba o clima é quente o ano inteiro, quanto a isso não se preocupe. Janeiro fica oficialmente fora da temporada de chuvas, mas como é o 1º mês fora da temporada, ainda é de se esperar algumas chuvinhas ocasionais, embora não o suficiente para atrapalhar suas férias.

      Quanto a hotéis, a variedade e o estilo são grandes. Eu acho que vc pode começar lendo meu post sobre hotéis, daí vc pode ve qual estilo se encaixa melhor no que vc quer. Daí se vc tiver dWvida entre 2 ou 3 eu posso te dar minha opinião.
      http://guiadearuba.com/2011/05/os-hoteis-de-aruba/

      Nossa Paula, eu quero saber que blogs ou sites são esses! Água turva em Aruba é algo que pode acontecer num dia de chuva, mas permamentemente é impossível. 😉

  56. Oi, Bel. Adorei o blog. Me ajuda numa coisa: viajaremos de 6 a 10 de outubro. A principio tinha escolhido Cancun mas fiquei lendo sobre furacões e chuva e vi q em Aruba não terei estes problemas nesta época. É verdade? Tenho 2 filhos de 15 e 17 anos. Será q vão gostar do passeio? Vc conhece Cancun? Aruba é muito diferente ? Abraço!

    • Oi Claudia, Aruba fica fora da rota dos furacões sim, eu já escrevi aqui sobre isso:

      http://guiadearuba.com/2011/07/o-olho-do-furacao/

      Aruba é bem diferente de Cancún sim, principalmente no foco do tipo de visitante. Cancún se especializou em balada. Lá proliferam os hotéis all-inclusive, tanto que é o lugar preferido para as viagens de formatura dos adolescentes americanos, porque eles podem beber até cair sem gastar muito. Aruba é mais um turismo familiar, gastronômico e de compras. Aqui não se procura esse turista barato, que não vai comer fora do hotel nem comprar nada. Tem muito menos opções de balada e as que tem são mais tranquilas, mas eu acho que para você é até mais seguro. Eu não acho que vc ficaria sossegada sabendo que seu filhos menores de idade estavam numa das baladas de Cancún. Aqui para moçada tem bares pé na areia como o Moomba Beach. Outra opção que os jovens gostam é o Señor Frog’s. :)

  57. Oi, Bel.
    Muito bom o seu blog!
    Estaremos em Aruba (minha esposa, minha filha de 13 anos e eu) em dezembro deste ano em um cruzeiro da Royal Caribbean que sai de Fort Lauderdale (EUA) e passa em várias ilhas do Caribe.
    Como a permanência em cada ilha é somente de um dia, gostaria das suas dicas de coisas imperdíveis em Aruba, inclusive sobre as praias (se as praias públicas são boas, qual é a melhor, ou se devemos optar por um “day use” de algum hotel, caso exista).
    Grato pela sua atenção!

    • Oi Rubens, obrigada!

      Um casal de amigos veio nesse cruzeiro no ano passado, mas preste atenção no tempo de permanência na ilha, porque o deles foi de apenas 3:30h, tanto que entre os procedimento de aduana para descer no barco e horário que eles tinham que estar de volta, nós só tivemos 2h para passear com eles pela ilha.

      Todas as praias de Aruba são públicas, inclusive as dos hotéis (o que é restringido é o uso da piscina). O melhor trecho de praia de Aruba é Eagle Beach, na parte que fica em frente ao hotel Amsterdam Manor (o hotel fica do outro lado da rua), é totalmente público. Como o seu tempo disponível é extremamente curto, depende do que vc prefere. Se você quiser ir para a praia mesmo, acho que vale a pena tomar um táxi e ir direto pra praia. Mas na frente do terminal de barcos, ficam muitas empresas de tours que levam para fazer sightseeing, dar uma volta nos pontos principais. E tem também o bondinho que sai do porto e leva para a rua principal, que seria uma opção caso você queira fazer compras e seja um dia de semana.

      Um abraço!

  58. Suas dicas são preciosas! Gostaria de mais alguns esclarecimentos.
    Vc acha que só falando portugues dá para se virar em Aruba?Falo ingles basicão mesmo e muito mal.
    Qual o melhor resort all inclusive em Eagle?
    E com suporte para quem tem crianças.

    Estou pensando em viajar para Aruba em Outubro/2013 com meu esposo e minha filha q vai estar com 2 anos e 2 meses.

    Desde já agradeço!

    • Oi Tatiane, sempre é melhor trazer um dicionário de português-inglês ou português-espanhol para se livrar de apuros. Alguns hotéis têm funcionários que falam um português básico, mas entre o básico deles e o seu básico, sempre é bom ter um dicionário de reserva. 😉

      Em Eagle Beach existem dois all-inclusive: O Divi Aruba e o Tamarijn (pronuncia-se tamaréin), ambos são do mesmo grupo e são muito bons. Eu escrevo sobre eles e todos os outros hotéis de Aruba nesse post aqui:

      http://guiadearuba.com/2011/05/os-hoteis-de-aruba/

      Qual tipo de suporte vc quer dizer? Os hotéis estão bem acostumados a receber crianças e sempre tem uma caminha reseva ou um berço para os pais que não querem dormir com o filho na cama. E o sistema all-inclusive tira toda a preocupação de alimentação. 😉

      De nada!

  59. Obrigado, novamente, Bel. ontem, um colega me falou do hotel playa linda, do qual eu não ouvira ainda nenhuma referência. Você poderia me dizer alguma coisa a respeito, se é bom e está bem localizado? Já estou no momento de escolher um hotel, pois viajaremos em maio.

    • O Playa Linda fica exatamente bem no meio de Palm Beach, tanto se vc considerar a praia quanto se vc considerar o centrinho. É um timeshare, o que significa que os quartos tem cozinha completa. Uma tia do meu marido tem uma semana lá e o quarto era muito bom, mas esse era o maior quarto disponível (com sala, cozinha, balcão e dois dormitórios), assim que eu não saberia dizer como são os menores. A piscina é muito boa também e tem entrada zero, que eu adoro.

  60. Ficaremos no Westin no final de maio, quando acontece um evento Soul Beach Music Festival. Você sabe se nesse período o hotel e a praia ficam muito cheios e com muita bagunça?
    Obrigada e parabéns pelo bolg!

    • Oi Luciana, fica cheio sim. A questão não é o festival, mas sim que esse festival coincide com um feriado americano: o Memorial Day. Então toda a ilha vai estar cheia de americanos aproveitando seu feriadão. 😉

      • Hmmm, me esqueci deste detalhe!! Estamos indo para uma viagem romântica e a intenção de ficar em uma área mais animada (mas não muuuuito), você sabe me dizer se fica uma muvuca organizada, mais família, ou se vira uma coisa meio spring break…me entende né? rs
        bjss e muitissimo obrigada pela resposta!

  61. Olá Bel, parabéns pelo Blog, as dicas são ótimas!
    Vou com a família para Aruba, de 12 a 19 de maio. Vamos ficar no Westin, em Palm Beach. Estamos entusiasmados…
    Você conhece algum restaurante econômico, preferencialmente Buffet, próximo ao hotel? (tenho duas filhas – 9 e 4 anos – e esse tipo de restaurante é o que melhor se adapta ao gosto de todos).
    Obrigado, por tudo!

    • Oi Jorge, obrigada! :)

      Olha restaurante buffet não me lembro de nenhum lá em Palm Beach. O que seria mais próximo seria as churrascarias Texas do Brazil e Amazonia, mas eles custam $50 (criança paga a metade, acho que menor de 5 anos nem paga), daí já não seria tão econômico assim. Se vc for ao centro, lá sim tem o melhor buffet de Aruba no Aquarius. Café da manhã, brunch (aos domingos), almoço e jantar, tudo no estilo buffet. Não me lembro bem o preço, acho que uns $25 e é sensacional, muita variedade, uma estação que prepara alguma comida do dia na hora (alguns dias é massa, outros peixe, no café da manhã tem omeletes e waffles) além de ter as sobremesas também incluídas (coisa que outros buffets não fazem).

      De nada. :)

  62. Olá, Bel! Muito bom o seu blog! Parabéns!
    Minha mulher e eu vamos a Aruba, chegando aí no dia 15 de maio. É uma boa época? O vento chega a ser um incômodo? Estamos vendo os hotéis e é possível que fiquemos no Divi Phoenix. Você o conhece e pode nos dizer algo a respeito do hotel e de sua localização?
    Obrigado pela atenção. Marcus.

    • Oi Marcus, obrigada. :)

      É uma ótima época, o risco de chuva é de mínimo a inexistente e a ilha não vai estar tão cheia. Pode chegar a ser incômodo, sim Marcus. Agora estamos na época do ano que mais venta (numa ilha que venta o ano inteiro) e o vento às vezes pode jogar areia em você. Mas daí vc corre pra uma das piscinas e tudo bem.

      Oi Marcus, eu conheço sim. O Divi Phoenix tem uma característica parecida com o RIU. Ele comprou um hotel antigo, manteve o edifício anterior e construiu outros. A questão é que algumas pessoas reclamam de ficar no edifício antigo, que parece que não é tão bom quanto os novos. Então espero que vc dê sorte com a questão dos quartos. A parte externa é bem legal, tem boas piscinas e uma boa praia também. Ele fica na ponta de Palm Beach, afastado (mas não longe) da muvuca. Vc vai ter que andar uns 8 min. para chegar aos restaurantes.

      Boa viagem!

      • Olá, Bel! Muitíssimo obrigado pela sua atenção e pelas informações. Vou verificar a questão da posição dos quartos no referido hotel. Recomendaram-me também o Hotel Westin Resort, que parece bem situado. E uma pessoa da família já se hospedou no Marriot Stelaris (parece que é este o nome). São bem situados tb? Obrigado de novo. Marcus

        • Oi Marcus. O Westin é um pouco mais perto do centrinho de Palm Beach (é o próximo hotel, depois do Divi Phoenix). Já o Marriot Stelaris fica na outra ponta de Palm Beach. Em termos de distância ao centrinho de Palm Beach, ele equivale ao Divi Phoenix, você tem que dar uma andadinha. Desses três, o Marriot é mais luxuoso e tem 3 edifícios, entao vc pode aproveitar diferentes conjuntos de piscinas, inclusive uma com correnteza. O Westin é mais simples que o Marriot, em termos de quarto, sendo que a praia é a mais estreita de Palm Beach.

    • Olá, Bel
      Vou para Aruba dia 14 de junho deste ano. Já está tudo reservado. Ficarei com meu marido no Radisson. Esta época também tem vento insuportável?

      Sobre aluguel de carro… Teria moto tipo burgmam para alugar? Aquelas que não precisa passar marcha…

    • Ah… Esqueci de perguntar:
      Sabe se o Radisson tem wifi gratis?

      Muito obrigada!!! Seu blog é simplesmente maravilhoso!!!

      • Tem wifi sim, mas não em todos os quartos. Dependendo do bloco onde vc vai ficar vai ter só no saguão. Dá uma lida nos meus posts sobre o Radisson.

        Obrigada!

  63. Olá Bel adorei o blog parabéns…. Então eu e meu namorado vamos para Aruba em Agosto só que não falamos inglês e nem espanhol rsrsr será que vamos sofrer muito..Aguardo dicas!!!! Bjosss

    • Oi Mariana. Vocês podem se virar de duas maneiras: pedindo ajuda aos outros brasileiros que estiverem no hotel e vindo com um dicionário pequeno de inglês ou espanhol, o que vocês tiverem mais familiaridade, para se virar com o básico. 😉

  64. Oi, Bel, conheci seu site pelo VnV e estou lendo há horas … Queremos viajar em abril com nossa filha que estará com 5 meses. Aruba é uma boa opção neste mês? Além de aproveitar o hotel, pois precisamos de sombra para a pequena, tem passeios por perto para fazer? Ou é melhor escolher outro destino e esperar ela ficar maiorzinha? Eu e meu marido gostamos muito de viajar, não queremos deixar por causa da bb. Obrigada.

    • Oi Glaucia. Aruba é uma ótima opção em abril sim, provavelmente a melhor época do ano. Na primavera não chove, como no outono e nem faz um calor insuportável, como no verão. Aruba é pequenininha, tem apenas 33km por 9km, então todos os passeios são dentro da ilha. Só que todos os passeios são de meio-dia ou dia inteiro e sinceramente, eu acho difícil ficar tanto tempo assim passeando com um bebê tão pequeno. Acho que no seu caso, seria melhor alugar um carro e passear quando puder. Porque quando ela tiver 5 meses, já não será uma recém-nascida capaz de dormir em qualquer ambiente. Entre os 3 os 4 meses, tem um salto de desenvolvimento em que os sentidos do bebê se desenvolvem e eles passam a ver e ouvir como um adulto. Daí fica mais fácil se vc estiver no hotel e puder ir para o quarto ou para uma sombra para ela dormir. Considere a opção de alugar o carro um ou dois dias para vc conhecer as partes da ilha que quiser. Um passeio que sim daria para vcs fazerem é ver o por-do-sol de um veleiro ou catamarã. É um passeio tranquilo que dá para levar bebês.

      • Obrigada, Bel. Pelo que vi, os hotéis com melhor estrutura ficam em Palm Beach. Tem boas opções com praia em frente ou seria um esquema mais de piscina do hotel mesmo?

        • Sim, a praia em frente é lindíssima. O trecho de praia Eagle Beach/Palm Beach foi considerada a 3a praia mais bonita do mundo. Não se preocupe com isso. 😉

  65. Pingback: 5 coisas que você deve saber antes de vir para ArubaAqui em Aruba

  66. Oi Bel, obrigado pelas dicas. Tenho mais uma duvida. Tenho lido algo sobre o carnaval de Aruba. Vi que ele dura um longo periodo com eventos unicos diarios cada dia em um lugar diferente. (Não sei se é isso mesmo) Gostaria de saber nos dias do nosso carnaval aqui (esse ano de 9 a 13 de fevereiro) Como é a programação nesses dias. Vai haver aqueles desfiles que andei vendo em algumas fotos? Obrigado desde de ja,

    • Oi Roberto. Nos dias do Carnaval do Brasil tem dois eventos grandes: o desfile de San Nicolas e o de Oranjestad. Você pode ver as fotos do desfile do ano passado de Oranjestad no meu blog, é durante o dia, ao contrário do Brasil.

  67. Quero passar três semanas em Aruba com minha esposa e meus filhos trigêmeos de 3 anos. Gostaria de alugar uma casa por temporada com conforto, bem localizada, mas sem exagero. Onde posso me informar? As transações são confiáveis?

    Muito Obrigado

    Carlos Alfredo

  68. Estou indo a Aruba agora no carnaval. Fico de 7 a 13 de fevereiro e depois vou pros EUA. Gostaria de saber como é tempo ai nesse periodo. Chove muito???? Outra duvida que tenho é que li não sei onde que os voos de Aruba pros EUA a imigração americana ja é feito em solo Arubiano, ou seja, o voo chega nos EUA como se fosse um voo domestico. Voce sabe algo sobre isso? obrigado e parabens pelo excelente blog.

    • Roberto, normalmente em fevereiro não chove nada, mas nunca se sabe. Normalmente em janeiro chove pouco, mas esse ano está chovendo todos os dias. A imigração para os EUA é feita aqui sim, inclusive para os vôos em direção aos EUA, pede-se para estar no aeroporto 4h antes, em vez das 2h habituais. Obrigada e aproveite as dicas. :)

  69. Oi Bel, nem te conheco mas ja gosto de ti…hehehe me parece muito simpatica, gosto muito de ler os blogs pela brasileirada deste mundo afora, coisas interessantes que a gente aprende viu…! e dessa maneira vim parar no seu blog, numa destas “viagens” pelo caribe rs. Aruba eh um dos meus sonhos, gostariamos muito de passar 7 dias por ai ( nossas ferias sera em outubro), ja vi precos, epoca e li muitas dicas por aqui, mas nao falamos ingles, nem papiamento, mas me entendo com o espanhol e falamos alemao pois moraamos na alemanha( meu marido eh italiano), vamos conseguir nos comunicar por ai? se nos alugarmos um carro pra conhecer a ilha, teremos problemas com a lingua? ja pq ficar no hotel all inclusiv com pe na areia eh facil…mas a gente queria passear sabe…desde ja agradeco a resposta. Abracos e bom trabalho!

    • Oi Leda, com o portunhol você se vira sim. 😉 Além do que, muitos hotéis estão dando cursos rápidos de português para seus empregados. Alemão e italiano não ajudam não, porque o maior público da ilha é de americanos mesmo. Obrigada pela preferência.

  70. Oi Bel, adorei o seu blog. Vamos passar 1 semana em Aruba no final do mês e cada hora leio uma coisa sobre alugar um carro e visitar as praias mais afastadas dos hotéis (vamos ficar no Westin, Palm Beach e vamos com a nossa filha de 2 anos). Pretendo visitar o centro da capital e talvez “Baby Beach”. O que vc considera imperdível e que nossa filha tb aproveite? Bjs

    • Oi Camila, ir a Baby Beach com criança pequena é programa obrigatório. Outra opção legal é ir a Nikky Beach para uma happy hour ou um jantar. Lá tem um bar de praia e um restaurante (este mais chic) e tem duas vantagens: a praia é sem ondas e o mar vai ficando fundo sem “tombos” de areia e tem um parquinho do lado. Só que esse parquinho só abre 6f, sábado e domingo, das 16h às 18h. Nesse parquinho tem uma parte especial para crianças pequenas, que eu mesma fiz. Tem balanço de cestinho, escorregador pequeno e cavalinhos de molas. Outro passeio legal é passar o dia na De Palm Island. Lá tem um parquinho aquático e as crianças costumam adorar. Além disso, tem buffet incluído no preço o dia inteiro, então vc não teria que se preocupar se ela tivesse fome fora de hora. Bjs

  71. Boa tarde, estou indo pra aruba em março passar minha lua de mel, queria tirar algumas duvidas, agente não ta querendo passar muito tempo dentro do hotel não, mas vai ser lua de mel, então não pode ser um hotel com o quarto muito ruim, com isso fazendo os melhores passeios e alugando carro pra poder ir em todas as praias, queria saber um nome de um hotel bom e quanto eu iria gastar mais ou menos passando 7 dias e quais são os passeios que eu não posso deixar de fazer, to pesquisando querendo saber quanto devo levar mais ou menos pra esses gasto com hotel, passeios e aluguel de carro!

    Parabens pelo site muito bom e explicativo, obrigado pela força e aguardo resposta!!!

    • Juliano, eu não faço cotações para os leitores porque existem muitas, mas muitas opções de hospedagem mesmo. Eu recomendo que vc entre em sites como hotels.com, booking.com, venere.com e veja quais hotéis saem mais em conta para a semana que vc vem. Daí se vc tiver alguma dúvida ou quiser saber a minha opinião para decidir entre 2 ou 3 hotéis, eu te ajudo. Quanto a passeios, eu acho que vale muito a pena conhecer Baby Beach e o Park Arikok também. Você pode alugar carro ou ir com um tour de operadora. Quando você vier, o bondinho já vai estar a pleno vapor, assim que um passeio nele vai ser obrigatório, além do que, é grátis. 😉 Outro passeio que casais em lua-de-mel adoram é ver o pôr-do-sol passeando de catamarã pela costa. Quanto ao seu gasto médio por dia, eu explico nesse post aqui: http://guiadearuba.com/2011/08/dinheiro-em-penca/

  72. Obrigado pelas dicas ! Estava lendo que exitem muitas opções de pousadas, mas só estou encontrando os sites que mostram os grandes hotéis. Você teria alguma dica para me dar em Palm Beach. Estou indo em Janeiro com a minha sobrinha de 18 anos.
    Lu

    • Oi Lu, está meio em cima da hora, mas tenta na Villa Aruba Sunflower (eles tem site próprio e também fazem reserva via booking e expedia). Um pouco mais ao norte tem a My Aruban Home, que tem muito boas referências também. E a Aruba Beach Villas. Boa sorte.

  73. Oi Bel, adorei seu blog !!!!
    Eu e meu esposo estivemos em Aruba em novembro do ano passado para um torneio de Beach Tennis, apesar de não ter conhecido toda a ilha fiquei completamente apaixonada por esse paraíso. Estaremos aí novamente do dia 14 à 20 de novembro , desta vez quero curtir mais a ilha, seu blog me deu algumas ideias de passeios.
    Bjs

  74. Bel…adoro seu blog, as dicas têm sido ótimas para a minha viagem. Estarei aí no mês que vem, do período de 17 a 23/09, depois parto para Curaçao para ficar mais 4 dias. Eu corro risco de pegar chuvas neste período? Você disse que é a partir de outubro, mas será que um pouco de chuva já começa no final de setembro?
    Beijo

    • Obrigada pelos elogios, Marina :). Vc pode pegar alguma chuvinha sim, mas não a ponto de perder o dia. Ontem mesmo choveu um pouquinho (uns 20 min) de manhã e continua assim por algum tempo.

  75. Bom dia Bél,
    Vou agora em junho para Aruba e Curaçao com a família ( esposa e 02 filhos)com é o clima nesta época? Estou me “estudando” teu blog para aproveitar melhor..Irei alugar um carro e ainda não encontrei um mapade Aruba, o Google maps resolve? Também não falo bem ingles e sim o espanhol, terei dificuldades na ilha?
    Obrigadão!

    • Bom dia Vicente.

      De final de maio (agora) até o final de agosto o clima é bem quente, sendo que em julho e agosto, venta pouco. O google maps ajuda sim. Se vc tiver um smartphone ou iphone, vc pode comprar um chip já no desembarque do aeroporto. Se não tiver, eles alugam um smartphone para a sua estadia (ainda não sei o preço. Se falar espanhol, está limpo. 😉

      Vai “estudando” o blog, como vc disse, que tem muitas dicas sim, hehehe.

      De nada 😀

    • Aqui só tem duas: a Setar e a Digicel, ambas tem a mesma cobertura e preços parecidos. Mas, como você comentou que vai a Curaçao, a Digicel também opera lá, então se você for lá com um chip da comprado aqui, não vai ter que pagar roaming. Vale a pena.

  76. Olá Bel,
    Vim parar aqui através do Colagem da Lu Misura. Vamos pra Aruba em outubro e estou curiosa, não conheço nada do Caribe (na realidade não conheço nada de praia nenhuma, sou carioca mas DETESTO praia e só estou indo porque vou estar na companhia de vários amigos do Rio, uma criançada danada e coisa e tal) e estou lendo o seu blog direto pra me informar melhor. Até agora gostei de tudo o que li :)
    Um abraço,
    Leticia

    • Obrigada, Leticia! Eu leio o seu blog da época que você se mudou para Itália. Foi mais ou menos na mesma época que você, a Lu e a Maria se mudaram também e passaram a escrever blogs. Eu ficava comparando nossas experiências de expatriadas, embora eu mesma não escrevesse.

      Aruba é muito boa para crianças, as praias são rasinhas e o mar calminho. 😉

    • Puxa, esse tempo todo e você nunca me escreveu? Ou escreveu e eu não lembro? 😛 De qualquer maneira, obrigada por postar tantas dicas interessantes.
      Um abraço!

    • Escrevi sim, Leticia, você não se lembra. Inclusive na época em que vc estava com dificuldade com a amamentação, eu te mandei um mail longo porque minha filha também teve refluxo e trabalhei como voluntária no apoio à amamentação por quase dois anos. Também te mandei um mail quando vc teve uns problemas com o sono da Carol. 😉

  77. Olá Bel,
    Fomos para Aruba há 8 anos atrás :)
    Na época, fomos com milhas e ficamos em uma pousada (coisa rara em meio à tantos resorts) bem acolhedora de um casal de holandeses: Bananas Apartments http://www.bananas-resort.com/
    Alugamos um carro e visitamos toda a ilha. Não tínhamos as meninas na época, mas seria uma boa opção, pois os quartos tem cozinhas equipadas, prático!
    Bjs
    @viagempimpolhos

    • Legal, Sut-Mie! Não tem muitos os brasileiros que se aventuram assim. A maioria fica no esquema de pacote de 1 semana, que normalmente tem menos opções de hotéis e nenhuma opção de pousadas. Mas, você está enganada. A ilha está cheia de pousadas e quartos para alugar! Muitas, mas muitas pessoas mesmo constroem nos fundos da casa alguns quartos com banheiro e alugam para turistas. Dá pra encontrar esse esquema de quarto e banheiro por até menos de 40 reais a diária. 😉

  78. Olá Bel! Seu blog foi de grande valia para minha viagem à Aruba. Em relação à não ficar em hotel em Palm Beach, acho que essas outras regiões como Eagle Beach e Oranjestad ficam muito desertas à noite. Tudo meio que morre. Sei que é coisa de turista que não consegue enxergar as oportunidades em outras regiões, mas quando voltar à Aruba pretendo ficar novamente em Palm Beach por essas comodidades noturnas..rs. Bjs e parabéns pelo blog!

    • Então, Renata, eu entendo que cada um tem sua preferência. O que eu não apóio é recomendar um tipo só de experiência como sendo a única válida. Seria como dizer a essa família gaúcha: ah, mas vocês não aproveitaram Aruba porque ficaram no meio da ilha. Eu tenho certeza que eles aproveitaram do jeito que queriam e podiam, entende?

      Ou fazer previsões catastróficas a alguém que fez uma reserva num hotel de Eagle Beach dizendo que não vai ser legal, que lá é chato, etc.

      Cada um tem sua preferência. Um casal em lua de mel, por exemplo, pode não estar buscando agitação noturna. Ou uma família com crianças pequenas. Ou aposentados. Eu tenho uma amiga que veio e ficou na minha casa. Ela dormia às 20:00hr todos os dias, era uma pessoa totalmente diurna. Não fez nenhum passeio porque não quis (eu mostrei os folhetos com as opções), preferia ficar na praia o dia inteiro. Conheço outros que vieram e fizeram passeios todos os dias, iam a o hotel só para dormir. Então se você vai para o hotel só para dormir, não existe motivo para pagar um hotel luxuoso.;)

      Obrigada pela visita!

      • Oi, Bel. Antes de qualquer coisa, parabéns pelo blog. Mais do que pelo blog, pela iniciativa. Alguém que gasta de tempo e esforços só para informar e ajudar os outros merece aplausos. E a maneira gentil que você responde a todo mundo é encantadora!

        Me tira uma dúvida? Li todas as suas dicas sobre hospedagem e as boas alternativas à Palm Beach. Estou inclinada a ficar em Eagle Beach, pelas razões que você mencionou, mas não estou pretendendo alugar carro (não me acerto em dirigir fora o Rio). Será que, neste caso, vai pesar demais estar fora da muvuca? Você já alertou que é caro, mas á fácil pegar táxi em Aruba? Rola de ir e vir fácil todos os dias até Palm Beach para curtir o burburinho no fim de tarde?

        Super obrigada!

        • Oi Lucia, obrigada! :)

          Olha só, Eagle Beach é bem pertinho de Palm Beach, então se você não se importar de ir para a muvuca cedinho (lá pelas 18:00h ou máx 18:30h), você poderia ir caminhando mesmo, daí vc só pagaria um táxi na volta, pagando U$8. O único problema para voltar caminhando seria a falta de iluminação. Infelizmente, nem a praia nem a rua são iluminadas o suficiente para voltar a pé. Mas você não precisa ir todos os dias para Palm Beach. Tem burburinho en Eagle Beach (no shopping aberto atrás da Casa Del Mar) e no centro, onde tem muito mais locais e holandeses.

    • Pode deixar! Vou fuçar….Uma coisa que tenho curiosidade é sobre a língua local, que tem mescla de português, dá mesmo pra entender?

    • Eu acho que sem saber o básico (leia meu post sobre papiamento), não dá para entender não. Se você souber o básico (como abo=você e ami=eu) e falar espanhol, já ajuda bastante. Mas, se você estiver nos hotéis não vai ouvir papiamento tão facilmente, porque normalmente os funcionários costumam falar inglês com os hóspedes. Se você estiver curioso em saber como soa o papiamento, peça para eles falarem algumas frases com você ;).

  79. Bel, tudo bem?

    Uma grande dúvida que tivemos em Aruba foi sobre gorjetas. Você saberia informar a respeito?

    Em muitos restaurantes, a taxa de serviço não vinha na conta. Deveríamos ter dado gorjeta? Quanto?

    E no hotel?

    Abração e sempre obrigada!

    • Oi Laura, tudo bem.

      Sim, é costume dar gorjeta nos restaurantes. Os americanos costumam ser muito generosos com sua gorjeta e às vezes deixam até 20%, mas o mínimo comumente deixado são os costumeiros 10% brasileiros. A maioria dos bares e restaurantes já inclui na conta, sendo normalmente 15%, mas pode ser mais ou menos.

      No hotel, normalmente no último dia deixa-se gorjeta para a camareira. Muitas pessoas deixam também para algum funcionário que te agradou particularmente: um garçon por exemplo.

      Estou esperando o seu relato de Aruba para cadeirantes, estou super curiosa!

      Um abraço

      • Na verdade a GORJETA como nos conhecemos NAO ESTA INCLUIDA em nenhum lugar. O que eles cobram eh uma taxa de serviços, Que NAO vai para os Garçons, por isso eh sempre bom deixar alguma coisa extra para que nao seja mais um visto como PAO DURO BRASILEIRO, e quem sabe mudar um pouco essa ma fama dos Brasileiros por pura falta de informaçao.
        PS. a tal taxa de serviços serve mais ou menos como um COUVERT ai no Brasil.

        • É sério, Carlos? Nossa, fiquei passada, porque a maioria dos restaurantes cobra 15% e nesses casos, eu não costumo deixar nada mais não. :O

  80. Parabéns sempre Bel, pelo seu blog. Vc ajuda muito as pessoas que querem conhecer um dos paraísos do Caribe. Obrigada por dispor seu tempo e sua dedicação, para partilhar informações importantes. Beijo grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *