1) Aruba está celebrando o seu 58º carnaval. Ainda não consegui saber exatamente como tudo começou, só sei que foi influenciado pela imigração de habitantes de outras ilhas do Caribe que já tinham a tradição do carnaval. O número do carnaval aparece em todas as partes: letras de música, cartazes, camisetas, não tem como não notar. Abaixo está o logo do carnaval deste ano: carnaval 58 no tin su morocho. Tradução livre: carnaval 58 não tem igual (morocho significa gêmeo).
2) Para os arubianos, o símbolo do carnaval é o palhaço. Por todas as partes é possível ver o personagem em várias versões.
3) As cores mais vistas e típicas do carnaval são roxo (púrpura, violeta, etc) combinado com várias tonalidades de verde. O motivo? Muitos artigos e decoração de carnaval são importados do carnaval de Nova Orleans, o mardi gras.
4) A palavra mais associada ao carnaval arubiano é bacanal. Calma! Aqui essa palavra não tem o mesmo sentido que em português. Em Aruba essa palavra significa festa de arromba, uma festa muito boa. Aparentemente, essa noção também vem de outras ilhas do Caribe, que costumam usar a palavra bacanal num sentido mais festivo. É claro que a minha reação inicial foi de susto. Afinal, imaginem escutar de uma prima que ela tinha ido a um bacanal no dia anterior e que estava ótimo? 😉 E desde janeiro que aqui só dá bacanal por todas as partes: a revista oficial do carnaval chama-se Bacchanal, vários restaurantes lançaram um menu especial para a temporada chamado menu bacchanal (é só abrir o jornal e ver os anúncios) e muitas das músicas de carnaval aproveitam a rima: ♪carnaval, bacanal♫. Assim que se você vier para Aruba nessa temporada e vir uma propaganda anunciando um bacanal, não se assuste (nem se anime).
Pingback: Calendario do Carnaval de Aruba 2015 - Guia de ArubaGuia de Aruba
Pingback: Carubbian Festivao - uma reportagem fotográfica - Aqui em ArubaGuia de Aruba
Pingback: Tudo sobre o carnaval 2013 de Aruba - Aqui em ArubaAqui em Aruba