As Quatro Estações

jardim da casa da minha sogra

Antes de morar aqui, eu tinha a idéia errônea de que Aruba não tinha estações: eu pensava que sempre era o mesmo de calor e de úmido. Essa idéia foi em parte influenciada pelas muitas vezes que vi o outdoor perto da Arubahuis em Haia, que diz Nu op Aruba: 27oC (Agora em Aruba: 27oC), tentando animar os infelizes transeuntes holandeses a visitar a ilha, fugindo da chuva e do vento eternos. Mas, sem dúvida, estamos na primavera. A ilha está toda florida e até a velha alergia a pólen está presente.

É claro que o clima aqui não tem estações tão definidas quanto na Europa, mas a diferença entre conhecer a ilha em julho ou janeiro é grande. Eu diria que as maiores diferenças são: as temperaturas mínimas e o vento. Em janeiro, no inverno tropical, as temperaturas máximas variam entre 29oC e 31oC, enquanto as mínimas rondam os 21oC, o que significa que à noite e de manhã tem um frescor delicioso, acompanhado por uma eterna brisa.

Já o verão…Bom, para quem vem de férias e vai ficar na praia o tempo todo, imagino que não faça muita diferença, mas morar aqui entre julho e meados de setembro é jogo duro. As máximas são de uns 33oC, mas a mínima passa a ser 27oC, o que significa que o tempo nunca refresca. Além disso, o vento desaparece, mas a umidade não. Então a vida passa a ser mais ou menos assim:

– você toma banho e ao se secar, já está suando;
– os batons se derretem na bolsa e se você tenta usar maquiagem, arrisca-se a ficar parecida com um palhaço assustador com a maquiagem escorrendo;
– você resolve ir à piscina e a água está morna;
– você entra no mar e a água está morna;
– você toma banho e a água varia entre quente insuportável e morna;
– você põe uma camiseta de manga curta na sua filha e troca logo a seguir por uma de alcinha, por medo dela suar muito;
– você sua, sua e sua;
– você troca de roupa e toma banho várias vezes ao dia, mas só é capaz de refrescar mesmo se houver ar condicionado.

Eu ainda não tenho uma idéia clara de como é o outono aqui, porque no ano passado tivemos O Dilúvio, considerado fora do normal e refrescou tanto que deixamos de ligar o ar condicionado. Dormir só com o ventilador, mesmo com a porta do quarto fechada, já era refrescante o suficiente. Outra coisa que fez diferença no último outono foi a invasão de mosquitos. Com a chuva e toda a água disponível, eles se reproduziram como loucos. Todas as casas ficaram infestadas e passar loção antimosquito no corpo várias vezes ao dia tornou-se um ritual obrigatório. Os mosquitos estiveram presentes na nossa vida por um longo tempo e só agora, depois alguns meses de seca é que eles deram uma trégua.

Por isso, tenha em mente essas particularidades climáticas se estiver planejando uma visita à ilha. :)

26 ideias sobre “As Quatro Estações

  1. Olá estou indo dia 07 de novembro e não estou muito animada com a previsão do tempo. Será que vou ficar confinada no hotel?

    • Oi Juliana,

      Isso em Aruba é impossível. Mesmo quando passou o furacão Matthew só teve uma manhã de chuva, nem foi o dia inteiro. Atualmente está chovendo todos os dias, mas de madrugada. Amanhece um calorão e temos sol o dia inteiro, pode ficar tranquila. Abraço

  2. Olá, Bel!
    Estamos quase chegando na sua terra! Nosso período será de 10 a 17 de março. Estou querendo saber do clima por aí. Como está? O vento anda castigando muito ou dá pra pegarmos praia tranquilos?
    Iremos comprar um passeio de barco com você!
    Fizemos uma reserva no Barefoot pro por-do-sol, mas queríamos saber se as nuvens nessa época estão quietinhas ou andam atrapalhando!
    Muito Obrigado!

  3. Olá, Bel!

    Gostaria de saber como foi o último outono por ai, mais precisamente em outubro agora de 2015!
    Estou planejando para ir em outubro, lá pro dia 7.
    Choveu muito ou anda seco???

    Muitooo obrigada!!
    Bjs

  4. Pingback: Tornado - Guia de ArubaGuia de Aruba

  5. Gostaria de saber se em Janeiro chove , pois irei em janeiro pra Aruba e não tenho outra data pra ir . O tempo não é muito frio?

  6. Bem boa tarde

    Adorei suas dicas mais me ajuda :

    Estou ai no próximo dia 25 de maio eu , meu marido , e dois filhos 6 e 11 anos

    Que passeio vc indica pras crianças ?? Outra coisa : vou achar roupas de marca pra gente e pras crianças ?? E é barato ? Compensa ?

    Beijao

    • Oi Joselaine,

      Alguns passeios que as crianças adoram é ir a Baby Beach. Outro é visitar a Butterfly Farm. Como elas já são grandinhas, passar um dia na Palm Island também é imperdível. Existe muita roupa de marca tanto para você quanto para as crianças. Em média, custa a metade do preço do Brasil.

      Um abraço

  7. Pingback: A temporada de chuvas de Aruba | Aqui em ArubaAqui em Aruba

  8. Pingback: Um cadáver em nossa casa | Aqui em ArubaAqui em Aruba

  9. Edine, eu recomendo que você venha de férias e veja as opções pessoalmente. Emprego está dificílimo aqui, ainda mais legalmente. O governo praticamente fechou as portas para os vistos de trabalho. Para conseguir um vc precisa ter uma oferta de trabalho antes de vir do Brasil. Eles negaram visto de trabalho para uma prima do meu marido, que é de Curação. Veja bem: com passaporte holandês, falando os 4 idiomas da ilha e vinda de outra ilha dentro do reino. Pode ser que a coisa mude porque existe uma demanda não atendida, muitos comerciantes estão pedindo para que se liberem os vistos, mas de momento nada. Eu mesma estou procurando trabalho há muito tempo, tenho o visto, mas eles preferem arubianos mesmo.

  10. Não como no ano passado. Tem dias que dá umas pancadas de 15 min. ou de noite. Mas nada de temporais ou dilúvio até agora.;)

  11. Indicaria sim, Juliana. É o último mês com temperaturas agradáveis. Ainda não chove e não começou o calorão. Atualmente, o calor aqui está insuportável e não tem mais vento.

  12. Deve haver em vários lugares, mas onde eu tenho certeza que tem é na Dufry, na Mainstreet. Eu nunca procurei pincéis porque ainda tenho os meus da Espanha, mas imagino que tenha. Eu compro lá porque pelo menos o preço dos batons da Clinique, que são os que eu compro são imbatíveis. A rua principal está em obras porque vão por os trilhos para um bonde passar, mas vale à pena andar lá porque tem muitas lojas de maquiagem duty free(Penha, Dufry, Maggy’s, etc) então vale a pena dar uma comparada nos preços.

  13. Então Adriana, a minha maquiagem foi toda comprada na Europa. O problema é que Aruba não produz nada, então o que eu encontro de maquiagem aqui é Clinique, Clarins, MAC, etc. São produtos feitos por e para países frios. Acho que vou comprar algumas coisas no Brasil quando eu for em julho.

  14. oi!oi!
    O blog ficou bem legal e bonito!
    Mas , Bel, vc tem maquiagem comprada aí? porque se vc levou da Holanda vai derreter mesmo. Os produtos de beleza e maquiagem devem ser commprados no local onde se vai usar porque vão ter, entre outras coisas, capacidade maior ou menor de suportar calor sem derreter. Os batons do Brasil aqui, ficam duros feito picolé de pedra dentro da bolsa no inverno.
    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *